Nutrição Animal

Conheça os fatores que impactam a durabilidade do pelete e a eficiência produtiva no processo de peletização de rações

ICC Brazil realiza webinar na quinta-feira (15) para esclarecer dúvidas sobre o processo produtivo


Publicado em: 15/10/2020 às 13:50hs

Conheça os fatores que impactam a durabilidade do pelete e a eficiência produtiva no processo de peletização de rações

A ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, realiza na próxima quinta-feira (15), às 18h, o primeiro webinar da série "Os diferentes fatores e variáveis que impactam a durabilidade do pelete e a eficiência produtiva no processo de peletização de rações".

O encontro online será apresentado pelo consultor da ICC Brazil, Françuele Alexandre de Medeiros, que possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de fábricas de ração, com expertise em processos de peletização/expansão e conhecimentos em processos de extrusão. Há três anos atua em consultorias pela ICC Brazil no Brasil e América Latina.

Segundo Françuele, peletização é o processo de transformação de ingredientes farelados em peletes, por alterações físico-químicas através de tratamento térmico gerado pela adição de vapor saturado sob pressão constante de trabalho, com exposição à temperatura e umidade por um tempo determinado de condicionamento, prensagem e resfriamento. Este tratamento térmico combina tempo, temperatura, pressão e umidade dentro de um cilindro denominado condicionador, que mistura e transporta o farelo.

“Essa combinação promove o rompimento da estrutura das partículas, elevando o grau de gelatinização do amido contido nos cereais, alterando química e bromatologicamente os nutrientes. Com isso, é possível reduzir e até eliminar microrganismos (bactérias e fungos), elevando seu grau de sanidade e digestibilidade. Somando à prensagem, que altera fisicamente o farelo já gelatinizado, ao passar por um molde (matriz), une o pelete através de compressão partículas em uma única parte”, explica.

Outra questão relacionada à peletização é a redução de custos na produção. “Por meio da peletização, é possível obter a Conversão Alimentar (CA) em média 5% menor, ou seja, produz-se a mesma tonelagem de carne com menos ração, isso em detrimento da maior disponibilidade de energia metabolizável pelo pelete, que evita a segregação das partículas pelo animal na hora do consumo, resultando em melhor aproveitamento do alimento e em maior ganho de peso”, diz.

As inscrições para o webinar são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Fonte: Literal Link

◄ Leia outras notícias