Nutrição Animal

Colaboradores da sede da Trouw Nutrition, na Holanda, visitam sistemas de produção pecuária no Brasil

Durante uma semana, o grupo visitou fazendas e campos de pesquisas de universidades e institutos para buscar novas parcerias e trocar conhecimentos


Publicado em: 21/05/2015 às 15:00hs

Colaboradores da sede da Trouw Nutrition, na Holanda, visitam sistemas de produção pecuária no Brasil

Com a proposta de intercâmbio de informações na área de ruminantes, entre os dias 22 e 30 de abril, três colaboradores que atuam na sede holandesa da Trouw Nutrition, em Boxmeer, estiveram no interior de São Paulo para visita exploratória a campos de pesquisas de universidades, institutos e fazendas de cria/recria/engorda, além de buscar novas parcerias e alinhar projetos que envolvem colaboradores dos dois países.

O grupo composto pelo espanhol Javier Tereso, manager do RRC (Ruminants Research Center), pelo neozelandês Tim Hickman, Application & Solution Specialist Ruminants do departamento Animal Nutrition Global Marketing e, a brasileira Isabela Carvalho, pesquisadora no RRC, foi recebido e acompanhado pelo gerente técnico em ruminantes da Trouw Nutrition Brasil, Marco Balsalobre e pela supervisora do departamento de pesquisa e desenvolvimento em ruminantes, Josiane Lage.

Na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, os visitantes foram orientados pela pesquisadora Patrícia Menezes Santos, que atua na área de forragicultura, onde puderam conhecer sobre os trabalhos de pesquisas desenvolvidas em pastagens, pecuária de corte e leite. “Entender sobre o sistema de produção brasileiro na Embrapa é agregar conhecimento. Muito interessante ver o nível de investimento público, que tem sido muito elevado nos últimos anos. Foi uma excelente experiência para ver um contraste de sistemas de produção”, analisa o especialista no mercado de ruminantes, Tim Hickman.

O grupo também esteve no campus da UNESP em Jaboticabal e no Pólo Regional Alta Mogiana, em Colina, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em fazendas de cria e recria/engorda, onde puderam ter uma pequena experiência dos muitos tipos de produção agrícola no Brasil, os desafios enfrentados, conhecer sobre vegetação e manejo da terra, genética animal e gestão de propriedade.

Um dos motivos da visita foi também para firmar parceria com a Universidade Federal de Viçosa. “Existem inúmeras oportunidades para uma colaboração estreita entre Trouw Nutrition e Universidade de Viçosa, incluindo intercâmbio de estudantes, parcerias de pesquisas e potencial para trabalhar ativamente com agricultores, com o novo conhecimento que podemos gerar juntos. Certamente nos próximos anos haverá um aumento na cooperação para melhorar a eficiência da produção de grãos no Brasil, e globalmente. Vamos continuar a construir as nossas relações e formalizar a nossa colaboração futura. É interessante trabalhar numa empresa global e perceber como a pesquisa feita na Trouw pode ser aplicada num contexto global.”, explica Hickman.

Bem diferente da produção pecuária holandesa, o Brasil possuiu uma grande variação nos sistemas de produção e utiliza grandes áreas, o que surpreendeu o neozelandês. “Houve uma grande progressão nos últimos dez anos para uma maior eficiência e, com isso, os ganhos adicionais nos próximos dez serão imensos nas fazendas bem gerenciadas.”, aposta.

Para supervisora do departamento de pesquisa e desenvolvimento em ruminantes,as trocas de experiências entre pesquisadores da Trouw Nutrition Holanda x Brasil é de grande importância para se discutir sobre o futuro das pesquisas e interesses em desenvolvimento de produtos. “Com a visita ao Brasil, os demais colaboradores da empresa podem entender melhor o nosso sistema de produção de gado de corte, e dessa forma, podemos trabalhar em conjunto na inovação de produtos que poderão contribuir com a pecuária de corte no nosso país, trazendo benefícios a nossa empresa”, salienta Josiane Lage.

Mais informações: www.trouwnutrition.com.br

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias