Nutrição Animal

COCAMAR: Ampliada a produção de resíduos vegetais para alimentação de bovinos

A unidade de produção de resíduos vegetais da Cocamar foi ampliada em 2015 para operar com capacidade de 30 mil toneladas/ano. Os resíduos são fornecidos a pecuaristas - em forma de uma mistura com vários itens, para alimentação do rebanho


Publicado em: 09/03/2016 às 15:15hs

COCAMAR: Ampliada a produção de resíduos vegetais para alimentação de bovinos

Ampliação - Em 2004, quando a Cocamar instalou a unidade em seu parque industrial em Maringá (PR), a produção era de10 mil toneladas/ano. De acordo com o zootecnista Joel Murakami, coordenador técnico de pecuária da cooperativa, o produto despertou tanto interesse dos pecuaristas, pela sua qualidade, que a estrutura precisou ser ampliada, posteriormente, para 25 mil toneladas/ano.

Composição - Murakami aponta que a composição do resíduo vegetal da Cocamar é de 15% a 16% de proteína e 63% de NDT, que mede a energia do alimento para os bovinos, percentuais semelhantes aos de uma ração de confinamento. A diferença, lembra ele, é que o resíduo não é suplementado com minerais e vitaminas. Com um custo 40% a 50% menor que as rações à base de milho, soja e farelos, o suplemento da Cocamar é feito com resíduos de subprodutos agrícolas, como grãos quebrados e casquinhas de soja e milho. Murakami destaca ainda que toda produção de resíduo vegetal da Cocamar é analisada diariamente, o que garante segurança e qualidade da mistura que o pecuarista está fornecendo ao animal.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias