Nutrição Animal

BOVACILLUSTM: Chr Hansen lança probiótico para ruminantes

Produto eleva o bem-estar do rebanho e aumenta a qualidade dos alimentos de origem animal com a redução dos antibióticos nas fazendas


Publicado em: 13/05/2022 às 07:00hs

BOVACILLUSTM: Chr Hansen lança probiótico para ruminantes

A Chr Hansen, líder mundial em probióticos para nutrição humana e animal, lançou o BOVACILLUSTM, um suplemento probiótico totalmente natural desenvolvido para melhorar a saúde digestiva do rebanho. O produto contém uma combinação potente das cepas Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis, que permanecem estáveis em rações peletizadas, suplementos líquidos, sal mineral e blocos.

A combinação de cepas probióticas que compõem o BOVACILLUSTM permanece estável e viável quando expostas ao calor, sendo indicada para todos os estágios da vida produtiva do animal. Estudos comprovaram que a alimentação diária de BOVACILLUSTM melhora a eficiência alimentar e o desempenho produtivo dos rebanhos de corte e leite. Já a resiliência e versatilidade do BOVACILLUSTM permitem que essa nova tecnologia seja usada em diversas aplicações: rações peletizadas, pré-misturas, blocos, cubos, ração farelada, misturas minerais, sucedâneo lácteo, leite pasteurizado e rações completas.

Quando ingerido pelo animal como esporos no suplemento e/ou ração, as bilhões de bactérias presentes no BOVACILLUSTM crescem, se multiplicam, colonizam o trato gastrointestinal do animal e secretam enzimas digestivas que ajudam a melhorar a digestibilidade dos nutrientes presentes nos alimentos oferecidos ao rebanho, resultando em melhor desempenho, além de auxiliar na inibição de patógenos por meio de exclusão competitiva, produção de compostos antimicrobianos e produção de mucina pelas células intestinais. “É importante enfatizar que todos esses benefícios mencionados acima, após a suplementação com o BOVACILLUSTM, só estão disponíveis após alto investimento de tempo, pessoal e financeiro, nos ensaios laboratoriais e de campo para validação das cepas, conduzidos pela Chr. Hansen em diversas localidades do mundo”, destaca Bruno Cappellozza, Gerente Técnico Global - Probióticos para Ruminantes da Chr Hansen, sobre o emprenho da empresa para oferecer um produto de alta qualidade.

BOVACILLUSTM para gado de corte

A saúde, nutrição e manejo adequado são partes vitais de um ciclo de cria, recria e terminação bem-sucedido. No entanto, o gado de corte passa por muitos fatores de estresse, como desmama, transporte, mudanças sociais, exposição a condições climáticas extremas e variação na dieta. Esses fatores de estresse podem contribuir para o aumento de doenças e mau aproveitamento dos alimentos. Por isso, a prevenção de problemas de saúde e a maximização da digestibilidade da ração e do pasto são fatores-chave para alcançar uma operação lucrativa e sustentável. Neste sentido, o uso do BOVACILLUSTM pode melhorar o desempenho do rebanho durante os períodos de estresse, através da proteção contra patógenos e o aumento da eficiência alimentar durante o confinamento.

BOVACILLUSTM para gado de leite

A suplementação diária de BOVACILLUSTM na alimentação de vacas leiteiras em lactação aumenta o teor de gordura do leite (+ 0,18 pp), produção de leite (+ 1,8 kg/dia) e eficiência de produção de leite corrigida para gordura (+ 70 mL/kg de matéria seca consumida). Além disso, as cepas presentes no BOVACILLUSTM produzem compostos antimicrobianos que inibem o crescimento de bactérias patogênicas, tais como a Clostridium perfringens tipo A, e produzem enzimas que ajudam a otimizar a degradação dos nutrientes alimentares, como a fibra e o amido. Graças ao seu modo de ação diversificado e sinérgico, o BOVACILLUSTM é uma solução sustentável para auxiliar a saúde e o desempenho do gado leiteiro.

A utilização de probióticos, de forma rotineira nos sistemas de produção, ao invés do uso indiscriminado de antibióticos, traz muitos benefícios à saúde humana e animal, como mantença da integridade intestinal, eubiose do trato digestivo, bom funcionamento do sistema imune, assim como um suporte no aproveitamento dos nutrientes da dieta. Os antibióticos, por sua vez, reduzem a flora microbiana como um todo, independentemente de o microrganismo ser benéfico ou não, podendo levar à disbiose, que é o desequilíbrio dessa flora microbiana. “Além disso, o uso excessivo e inadequado de antibióticos pode estimular o desenvolvimento de bactérias resistentes que, por sua vez, é um tópico de preocupação e debate atualmente. Já os probióticos são bactérias boas (nosso organismo tem cerca de dez vezes mais bactérias que células), que competem com as bactérias potencialmente patogênicas (nocivas), garantindo uma melhor saúde, digestibilidade dos nutrientes e integridade intestinal”, finaliza Cappellozza.

 

 

Fonte: Alfapress

◄ Leia outras notícias