Maquinas e Implementos

Vendas de máquinas agrícolas em alta favorecem mercado de peças e acessórios

Empresa especializada em distribuição de peças e acessórios para máquinas agrícolas amplia portfólio para aumentar a variedade de produtos. Mercado de novos em alta também movimenta a reposição


Publicado em: 19/09/2013 às 09:30hs

Vendas de máquinas agrícolas em alta favorecem mercado de peças e acessórios

As vendas de máquinas agrícolas em alta e início da época de plantio em algumas regiões movimentam o mercado de peças, acessórios e serviços. A previsão da Anfavea é que este ano devem ser vendidas no  mercado interno 83 mil unidades (alta de 18,4% sobre 2012) e fabricadas 95 mil unidades (crescimento de 13,5%).

A renovação da frota de máquinas agrícolas acaba refletindo no mercado de reposição de peças e acessórios. “Ao trocar o equipamento por um modelo novo, normalmente o produtor rural acaba vendendo o seu usado, que é repassado para as mãos de terceiros, que farão a manutenção/revisão  na máquina para garantir o seu funcionamento”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de máquinas agrícolas, Acosta explica que, com o aumento das tecnologias embarcadas dos modelos atuais, a manutenção torna-se cada vez mais técnica e a revisão preditiva e preventiva é a melhor forma de garantir o equipamento em operação no campo. “O ideal é fazer esta manutenção antes de iniciar a época de plantio, assim o equipamento estará em perfeitas condições de uso, aumentando a produtividade e sua disponibilidade no campo” afirma o executivo.

Segundo Acosta, o produtor deve ter uma programação de revisões periódicas para checagem de itens importantes para garantir o funcionamento das máquinas, evitando imprevistos e prejuízos desnecessários. “Ao fazer a manutenção de forma planejada é possível programar os gastos, melhorar a rentabilidade e manter o equipamento em boas condições de uso mesmo após a safra, garantindo assim, melhor valor no momento da revenda”, explica.

Para atender o mercado de reposição de peças e acessórios de máquinas agrícolas, a TVH-Dinamica está ampliando o portfólio de produtos que já conta com 12.500 peças e, em breve, terá mais 8.500 itens. São componentes para as marcas Massey Fergunson, Valtra, Case, New Holland, John Deere e Valtra.

A empresa possui um departamento dedicado ao desenvolvimento de novos produtos que estuda tendências e também identifica as necessidades do mercado. As marcas próprias Bepco e Tractorcraft são reconhecidas mundialmente e estão sendo introduzidas no Brasil pela TVH-Dinamica, empresa do Grupo TVH-Thermote & Vanhalst, de origem belga, que já atuava no País desde 2000 com distribuição de peças e acessórios para equipamentos de movimentação e industrial e, desde 2012, quando adquiriu a Dinamica, entrou no mercado de máquinas agrícolas.

Sabendo do potencial deste mercado, a empresa vem investindo na ampliação do portfólio de produtos e também no atendimento ao cliente. Inaugurou nova sede com centro de distribuição, em Vinhedo-SP, com espaço já dimensionado para abrigar um maior número de itens.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias