Maquinas e Implementos

Vendas de fertilizantes aumentam 5% em 2013

As indústrias de fertilizantes entregaram 31,08 milhões de toneladas de produto aos agricultores brasileiros no ano passado


Publicado em: 04/02/2014 às 20:00hs

Vendas de fertilizantes aumentam 5% em 2013

Esse volume, nunca registrado antes, superou em 5% o de 2012.

Para atender à demanda crescente dos produtores nacionais, o setor importou 21,7 milhões de toneladas de fertilizantes intermediários.

Carlos Florence, diretor-executivo da AMA (Associação dos Misturadores de Adubos), diz que a grande demanda veio da soja, produto que teve a área elevada para 29,5 milhões de hectares em 2013, o que deve garantir uma safra recorde, acima de 90 milhões de toneladas.

Mato Grosso, líder na produção de soja no país, destacou-se na compra de fertilizantes, segundo Florence. Ele ressalta ainda a importância do milho, da cana e do café.

Detentor da principal área de cana-de-açúcar no país e de boa área de café, São Paulo foi o segundo maior comprador de fertilizantes.

"Foi um ano positivo para todos", diz o executivo. As indústrias tiveram demanda maior e os produtores chegaram a pagar principalmente de setembro a novembro menos em dólares.

"É muito cedo para estimativas para 2014, mas este ano não será muito diferente do que foi 2013", diz Florence. O produtor está capitalizado e a demanda vai continuar.

Fonte: Folha de S. Paulo

◄ Leia outras notícias
/* */ --