Maquinas e Implementos

Venda de máquinas agrícolas cai em outubro, diz Anfavea

As vendas internas de Máquinas Agrícolas no atacado atingiram 7.315 unidades no mês de outubro, baixa de 0,9% na comparação com setembro e recuo de 2,4% ante outubro de 2012


Publicado em: 07/11/2013 às 11:50hs

Venda de máquinas agrícolas cai em outubro, diz Anfavea

As vendas internas de Máquinas Agrícolas no atacado atingiram 7.315 unidades no mês de outubro, baixa de 0,9% na comparação com setembro e recuo de 2,4% ante outubro de 2012, divulgou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As vendas acumulam alta de 21,7% de janeiro a outubro deste ano sobre igual período de 2012, para 71.241 unidades.

Já a produção de Máquinas Agrícolas chegou a 9.995 unidades em outubro, alta de 13,9% na comparação com setembro e avanço de 29,4% ante outubro de 2012. A produção de Máquinas Agrícolas acumula alta de 20,8% de janeiro a outubro deste ano sobre igual período de 2012, para 85.819 unidades.

Em valores, os embarques de Máquinas Agrícolas totalizaram US$ 392,8 milhões em outubro, alta de 24,2% sobre setembro e avanço de 57,6% ante outubro de 2012. As exportações de Máquinas Agrícolas em valores subiram 21,5% no acumulado de janeiro a outubro deste ano sobre igual período do ano passado, para US$ 3,046 bilhões.

O total de Máquinas Agrícolas exportadas chegou a 1.308 unidades em outubro, baixa de 18,9% na comparação com setembro e recuo de 11,4% ante outubro de 2012. As exportações caíram 5,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano sobre igual período do ano passado, para 12.800 unidades.

Autopropulsoras

No mês passado, a Anfavea apresentou ao governo uma proposta para estimular o setor de máquinas autopropulsoras (tratores agrícolas e de esteira, rolos compactadores e máquinas de terraplenagem).

A proposta, entregue ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, prevê a criação do Programa Inovar-Máquinas Autopropulsadas, para reindustrializar o setor, que, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, "tem tido forte concorrência dos produtos importados". Moan explicou que a iniciativa visa ainda a aumentar a capacidade produtiva do setor, com incentivos para aquisição de autopeças e bens de capital (máquinas usadas na produção) no Brasil.

Moan informou que a Abimaq deve participar do programa, com máquinas como semeadeiras.

"A ideia é quanto mais autopeças e bens de capital forem adquiridos no Brasil, para ampliação da capacidade produtiva e modernização das fábricas, mais se obtenha crédito para compensar o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Um grupo de técnicos da Anfavea deverá ser reunir com representantes do governo para discutir detalhes da iniciativa, incluindo o montante de renúncia fiscal que a proposta poderá acarretar.

Fonte: Estadão

◄ Leia outras notícias