Maquinas e Implementos

Massey Ferguson apresenta na Expointer linha completa de equipamentos forrageiros

Marca leva soluções para o processamento das pastagens e incremento da nutrição animal


Publicado em: 29/08/2013 às 07:10hs

Massey Ferguson apresenta na Expointer linha completa de equipamentos forrageiros

A pecuária leiteira no Rio Grande do Sul se encontra em um dos períodos de maior perspectiva de crescimento. Com o melhor preço pago ao produtor desde 2007, a cadeia é favorecida pelo contexto internacional e vê a possibilidade de aumento do consumo interno como um dos grandes impulsionadores do segmento. Segundo projeções do Ministério da Agricultura (Mapa), é possível que se consiga aumentar em 50% a exportação do leite nos próximos 10 anos.

Para o Gerente Regional de Vendas da Massey Ferguson Ernani Leonel Oliveira, os produtores do Rio Grande do Sul, estado que ocupa o segundo lugar no ranking nacional em volume de produção leiteira  segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), precisam incorporar novas tecnologias e técnicas de manejo para vencer o maior desafio do estado: o aumento de produtividade do pequeno produtor. “Estamos levando para a Expointer máquinas que contribuem com os sistemas produtivos e que combinam eficiência econômica, preservação dos recursos naturais e biodiversidade, além de atender as principais necessidades dos produtores e pecuaristas”, destaca.

Entre as máquinas em destaque na Expointer 2013, está a enfardadora MF 1837 de fardos retangulares. Nas dimensões 3x4, a máquina foi configurada para oferecer alta produtividade em tonelada/hora e segurança operacional e é direcionado às áreas de pastagens e forragens, com fluxo de alimentação direta e um sistema de recolhimento diferenciado, que possui recolhedor de perfil baixo e câmaras que prensam e distribuem de forma igual o material nas fatias.

Na mesma linha, a MF 1745, enfardadora de fardos cilíndricos é um equipamento versátil, que trabalha com a proporção 4x5, utilizado principalmente para silagem, biomassa e outros tipos de capins, e possui câmara de fardo variável que permite a produção de diferentes tamanhos, de 762 a 1.524 mm de diâmetro. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material, se ajustam para acomodar a quantidade recebida. Para finalizar, o equipamento disponibiliza ainda sistema de amarração automático com acionamento elétrico.

“Esse tipo de operação de enfardamento de capim para posterior alimentação do rebanho é uma prática difundida em algumas regiões do Brasil, porém está em franco crescimento, principalmente em períodos que os grãos são mais valorizados, como atualmente. A fenação para trato animal é uma maneira de o produtor manter a reserva de alimento para o rebanho por meio do armazenamento destes fardos”, explica Roberto Ruppenthal, gerente de marketing do produto da Massey Ferguson. “As enfardadoras Massey Ferguson apresentam a melhor relação custo-benefício, pois apresentam alta capacidade de enfardamento, aliada a baixo custo operacional, oferecendo ao produtor as condições ideais para viabilizar esta atividade e acrescentar rentabilidade ao negócio”, conclui.

Segadoras e Enleiradoras

Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos que iniciam este processo de enfardamento. São dois modelos de segadoras: uma de sete discos de corte, a MF DM 1309, e outra de cinco discos, a MF DM 1358, que possibilita a acoplagem do acondicionador de dedos MF KC 1358. “Ambos os modelos contam com alta tecnologia e capacidade de corte, uniformidade no trato do material e baixo consumo de potência”, observa Ruppenthal.

Na continuidade do processo, depois que a palha estiver cortada e seca, a Massey Ferguson disponibiliza três opções de equipamentos para enleirar, sendo dois modelos de rotor único – o MFRK 3814 DN e o MFRK 3802 -, e outro com dois rotores - o MFRK 3875. “Os enleiradores da marca estão preparados para trabalhar tanto com material para o trato animal, quanto com materiais destinados à biomassa, atividade que exige alta capacidade de recolhimento deste tipo de maquinário”, acrescenta o gerente. Os modelos foram projetados para oferecer alta robustez, resistência operacional e versatilidade, ideais para trabalhos com materiais secos, pesados ou úmidos, além de oferecer facilidade de operação e eficiência nas atividades.

As enfardadoras, segadoras e enleiradoras apresentadas pela Massey Ferguson são equipamentos que atendem perfeitamente o setor que precisa incorporar novas tecnologias e técnicas de manejo. “As indústrias que trabalham com leite estão ampliando as instalações em várias regiões do Brasil. Este é um bom momento, por exemplo, para o pecuarista do segmento leiteiro invista no seu negócio”, aposta Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias