Publicado em: 15/08/2013 às 07:30hs
O Komatsu HB205 LL é equipado com um motor diesel Komatsu SAA4D107E-1-A de 4 cilindros, refrigerado a água, com injeção direta, turbo e aftercooler, de 110 kW (148 HP) SAE J1995; com um gerador/motor posicionado entre o motor diesel e a bomba hidráulica e um motor/gerador elétrico para o giro da máquina.
O gerador/motor entre o motor diesel e a bomba hidráulica é usado para transmitir potência de forma efetiva do motor diesel para a bomba, ajudando o motor quando necessita acelerar e gerando energia elétrica, que é armazenada, enquanto a máquina está em marcha lenta.
O motor/gerador elétrico é usado para girar a máquina, mas também atua como um gerador de eletricidade quando da frenagem do giro. O motor elétrico gira a estrutura superior com maior eficiência em comparação com o motor hidráulico convencional, proporcionando um excelente desempenho de giro.
Toda a energia elétrica gerada, tanto pelo gerador/motor, como pelo motor/gerador é armazenada em um capacitor. O capacitor pode carregar e descarregar mais rapidamente que um sistema híbrido a bateria, uma vez que não requer nenhuma reação química, que provoca algum retardo na geração da corrente elétrica. A rapidez é uma vantagem para atender a frequente mudança de velocidade do motor de um carregador florestal. O sistema com capacitor apresenta também a vantagem de uma vida útil maior e praticamente não necessita de manutenção devido a pouca degradação.
O resultado disso é uma significante redução no consumo de diesel, o que é bom tanto sob o ponto de vista econômico, quanto ambiental.
Fonte: aab Propaganda
◄ Leia outras notícias