Maquinas e Implementos

EXPOCAFÉ 2013: 4º Simpósio discute a utilização de máquinas para a redução de custos na produção

4º Simpósio discute a utilização de máquinas para a redução de custos na produção


Publicado em: 12/06/2013 às 10:40hs

EXPOCAFÉ 2013: 4º Simpósio discute a utilização de máquinas para a redução de custos na produção

A programação da 16ª edição da Expocafé teve início nesta terça-feira (11), com o 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira que enfocou a redução de custos na produção. O Simpósio reuniu técnicos, pesquisadores, produtores, estudantes e empresários do segmento para discussão de temas, como evolução das máquinas, desempenho da colheita mecanizada e cultivares de cafés aptas à colheita mecanizada, além dos benefícios e impactos da adoção de máquinas agrícolas nas lavouras em regiões montanhosas.

O coordenador técnico da Expocafé e pesquisador da EPAMIG Sul de Minas, César Elias Botelho, falou sobre os resultados de avaliação do uso de derriçadeira na colheita de grãos de café resultantes do programa de melhoramento genético da EPAMIG. “Um dos desafios da pesquisa é buscar cultivares resistes à ferrugem e que tenham uniformidade na maturação do grão para que o produtor obtenha bom resultado na colheita”. César explica que o programa de melhoramento visa aumento de produtividade, resistência a pragas e doenças, qualidade da bebida e, nos últimos anos, também tem procurado respostas também para a mecanização. “Já temos algumas cultivares como a Acaiá Cerrado recomendada para a colheita mecanizada. Outras cultivares como a Topázio têm apresentado bom comportamento em relação à mecanização, mas precisa melhorar em relação à uniformidade na maturação dos grãos e maior facilidade na colheita”.

O Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira integra as atividades da Expocafé desde 2010 e é realizado no dia que antecede a abertura da Feira ao público. “O Simpósio é o espaço para as discussões técnicas e para a troca de conhecimentos. Nossa intenção é que os participantes acompanhem os debates e nos dias seguintes da feira possam ver em campo a aplicação das tecnologias”, afirma o coordenador do simpósio e professor da Universidade Federal de Lavras, Fábio Moreira.

Abertura ao público

A partir de amanhã, a Expocafé estará aberta ao público. A expectativa é que cerca de 20 mil visitantes conheçam novidades e tecnologias apresentadas por 140 empresas que oferecem maquinários e insumos para a cafeicultura. A abertura oficial com a participação do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, e do presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, será nesta quarta-feira (12), às 10h.

A entrada na feira é gratuita e a visitação acontece de 8h às 18 horas, até o dia 14 de junho. Esta 16ª edição da feira deve movimentar R$200 milhões em negócios.

Fonte: Imprensa Expocafé 2013

◄ Leia outras notícias