Maquinas e Implementos

Equipamentos brasileiros do programa Mais Alimentos chegam ao Zimbábue

Uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acompanhou a entrega, nessa quinta-feira (2), de 110 implementos agrícolas no Zimbábue, na África


Publicado em: 07/10/2014 às 07:40hs

Equipamentos brasileiros do programa Mais Alimentos chegam ao Zimbábue

As 80 grades aradoras e os 30 distribuidores de calcário vão beneficiar mais de 200 famílias. Os equipamentos foram adquiridos por meio do programa Mais Alimentos Internacional.

“Ainda serão entregues mais tratores e implementos, material de irrigação e uma série de outros produtos que serão distribuídos em centros de serviços para atender a vários agricultores”, informa o coordenador do Mais Alimentos Internacional, Marco Antônio Viana Leite. Para ajudar no desenvolvimento do meio rural de outros países, o programa do MDA financia máquinas e implementos agrícolas fabricados por empresas brasileiras.

“Esses produtos serão fundamentais para o aumento da produção dos agricultores africanos. O Zimbábue, por exemplo, é um país que importa muito alimento. Então, o programa atingirá seu objetivo que é aumentar a oferta interna de alimentos e gerar renda para os trabalhadores rurais”, afirma o coordenador.

A próxima etapa do Mais Alimentos Internacional no Zimbábue é a de monitoramento das máquinas e as atividades de cooperação que vão ajudar o governo do país na capacitação dos técnicos que vão usar as novas tecnologias. “Essa atividade será desenvolvida pelas empresas fabricantes e fazem parte do pós-venda. Queremos vender uma máquina, um trator, mas também queremos que o equipamento seja bem utilizado, dure muito tempo e dê o retorno esperado para os agricultores”, completa Marco Antônio.

Mais Alimentos Internacional

O Programa Mais Alimentos Internacional tem dois objetivos: estabelecer uma linha de crédito concessional para o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos destinados à agricultura familiar e fornecer apoio a projetos de desenvolvimento rural para o fortalecimento da produção da agricultura familiar por meio da cooperação técnica e do intercâmbio de políticas públicas.

Coordenado pelo MDA, o programa tem a participação de mais de 500 empresas brasileiras que exportam para seis países: Zimbábue, Moçambique, Senegal, Gana, Quênia e Cuba.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA

◄ Leia outras notícias