Maquinas e Implementos

Com fertilizante, Antonina supera 1 milhão de toneladas movimentadas

O volume registrado é 30% superior ao mesmo período do ano passado Terminal privado passou por reformas estruturais e agora pretende chegar a 2 milhões de toneladas movimentadas


Publicado em: 11/07/2014 às 19:30hs

Com fertilizante, Antonina supera 1 milhão de toneladas movimentadas

Com os recebimento de cargas nesta semana, a movimentação no Porto de Antonina (PR) superou a marca de 1 milhão de toneladas no acumulado dos seis primeiros meses de 2014, 30% mais que as 780 mil toneladas registradas no mesmo período do ano passado. O aumento é superior ao crescimento observado nas importações totais de fertilizantes do Brasil de janeiro a maio. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o país comprou 16% mais no período em relação a 2013.

O volume registrado no semestre já é maior que o total movimentado em 2011, quando 1,1 milhão de toneladas de fertilizante e trigo entraram no país pelo terminal Ponta do Félix. Outras 90 mil toneladas, principalmente de açúcar, foram exportadas naquele ano.

Hoje, o adubo é praticamente o único item negociado no terminal de Antonina, que fica próximo a Paranaguá. A meta para 2014 é movimentar 2 milhões de toneladas, conforme com a direção do complexo portuário. Em 2013, o volume total registrado em Antonina foi de 1,5 milhões de toneladas.

Parte do crescimento se deve aos investimentos em reformas da estrutura do porto, ainda em 2013. Obras de dragagem feitas na bacia de Antonina permitiram a circulação de navios de maior calado, com ganho de 1,5 mil toneladas no volume embarcado.

A informações são da Appa, entidade que administra os portos paranaenses.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias