Maquinas e Implementos

Com a chegada do inverno, entenda quais cultivos são mais vantajosos e os cuidados necessários neste período do ano

Irrigação e aquecimento do solo, conhecimento da área e do clima da região, além do uso de equipamentos de cultivo corretos são algumas das dicas que podem otimizar a sua produção


Publicado em: 19/07/2021 às 07:00hs

Com a chegada do inverno, entenda quais cultivos são mais vantajosos e os cuidados necessários neste período do ano
Foto: TRATORITO BTTG-6.5 – 800

Assim como o outono, o inverno também é uma das estações mais desafiadoras para a agricultura. Isso porque, as temperaturas baixas afetam o metabolismo das plantas, prejudicando o crescimento e a produção das lavouras. 

Por isso, com a vinda dos dias frios, chega também uma pergunta: afinal, quais são as escolhas de plantio mais indicadas? Para entender melhor sobre o que será mais vantajoso, é necessário levar em conta o clima do local, isso porque, no Brasil, cada região sofre com variações climáticas. Para se ter uma ideia, por exemplo, as geadas do sul do Brasil podem prejudicar o desenvolvimento de algumas culturas, mas isso não acontece nas demais áreas do país onde o frio é mais ameno. 

Além da questão climática, outros fatores devem ser considerados como a incidência de chuva, luminosidade, a finalidade da produção, as características da área de plantio e a fertilidade do solo, que são pontos de extrema relevância também.

Segundo Josimar Oliveira, técnico da Branco, no Brasil, o inverno é interessante para o plantio de hortaliças. “A escassez de chuvas fortes e a umidade relativa do ar mais baixa são vantajosas para o plantio de hortaliças. O frio também ajuda a eliminar patógenos e a retardar o metabolismo das pragas”, explica Josimar.

Assim, como dica, vale dizer que em uma lista ideal do que cultivar no inverno brasileiro não pode faltar: alface, almeirão, brócolis, beterraba, cebolinha, couve, couve-flor, pimentão, repolho, salsinha, rúcula, milho, sorgo, aveia, centeio, canola, triticale e cambre. 

Cuidados necessários com as plantações de inverno

Há algumas características da estação que demandam certos cuidados para que não haja perda nas plantações. Afinal, apenas cultivar plantas que são mais resistentes ao inverno não é o suficiente para que elas cresçam saudáveis.

Com a escassez de chuvas, comum a este período do ano, é preciso dar maior atenção à irrigação do solo, já que ele tende a ficar ressecado. Josimar destaca que é possível regar o solo de maneira econômica e eficiente com o uso de métodos específicos.

"Pode-se utilizar a técnica de irrigação superficial, pois além de barata, não há tanto gasto de água e energia. Há também a aspersão, que simula uma chuva, aspergindo água, na forma de pequenas gotículas que caem sobre as plantas”, complementa.

Manter o solo quente é outra dica importante. Para isso, o ideal é cobri-lo com folhas para deixá-lo aquecido e úmido. Investir numa estufa é uma boa pedida também para aqueles plantios que são frágeis para a estação mais gelada do ano. 

Analisar o solo, ter conhecimento da área e do clima da região, além de tomar todos os cuidados com a plantação são estratégias para maximizar a produção e melhorar a qualidade dos resultados do plantio até a chegada de uma estação mais amena. No entanto, somado a tudo isso é preciso uma boa escolha de equipamentos que te ajudam no cultivo no dia a dia.

A Branco indica: produtos que podem ajudar no seu plantio

Motobomba B4T-716 

A Motobomba B4T-716 é indicada para uso em pequenas irrigações e construção civil, deixando seu trabalho mais prático e rápido. Confira a especificações técnicas do produto aqui. https://www.branco.com.br/la/pt_br/catalogo-de-produtos/motobombas/bd716.html

TRATORITO BTTG-6.5 – 800

O Tratorito BTTG – 6.5 é ideal para preparar a terra. Confira as especificações técnicas do produto aqui. https://www.branco.com.br/la/pt_br/catalogo-de-produtos/motobombas/bd716.html