Publicado em: 11/09/2013 às 07:10hs
A Case IH participa da VI Semana Internacional do Café, umdos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro. A feira, que acontece na cidadede Belo Horizonte (MG), reúne público nacional e internacional, entreprodutores, cooperativas, indústrias e profissionais do mercado.
O setor cafeeiro é muito importante para a Case IH. A marca possui quatro fábricas no Brasil, entre elas uma emPiracicaba (SP), que é o centro mundial de desenvolvimento de tecnologia paraas colhedoras de café. Um dado que mostra o envolvimento da marca com essacultura é o fato de que todas as colhedoras existentes no mundo foramdesenvolvidas e fabricadas aqui no Brasil.
Everton Fim, especialista de Marketing da Case IH, destaca a importância dosetor para os negócios. “Nós temos comoobjetivo oferecer sistemas completos de produtos e serviços para potencializara produtividade e a lucratividade dos produtores brasileiros, e participar deum evento como a Semana Internacional do Café é essencial porque as colhedorasda Case IH são referências no mercado”.
Sendo umadas principais empresas do agronegócio mundial e conquistando definitivamenteos produtores brasileiros, a Case IH registra resultados que não deixam dúvida.Somente no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do anoanterior, a marca registrou crescimento em vendas de 73% em colheitadeiras e54% em tratores. Alémdisso, foi recentemente apontada como a “Mais Desejada”, na categoria “MáquinasAgrícolas”, em pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de VeículosAutomotores (Fenabrave).
Para consolidar-se no país, a Case IH oferece uma linha completa de produtospara todos os produtores e diversas culturas, entre elas o café. Atualmente, aCase IH oferece dois modelos de colhedoras de café, a Coffee Express 200 e aCoffe Express 100.
A primeira traz um climatizador na cabine, coluna de direção com ajuste deposição, alavancas de transmissão e bloco hidráulico de agressão. O painel deindicadores contribui com a maior agilidade na detecção de anormalidades. Acabine está fixada por coxins de borracha, o que diminui as vibrações doconjunto e melhora o desempenho do equipamento. Utilizando um sistema dederriça de última geração para a colheita e um conjunto de varetas de plásticocom adição de fibras que desprendem os grãos dos galhos, não agredindo aplanta, a velocidade de colheita da Coffee Express 200 varia de 400 a 1.400 m/h, podendocolher até 150 sacos de 60 kgpor hora. O equipamento também permite que o produtor opte por uma colheitatotal dos frutos ou uma colheita mais seletiva com regulagemda vibração das varetas.
Já a Coffee Express 100 é uma colhedora que apresenta todas as operações daCoffee Express 200, porém a um custo mais acessível. Para operar essa máquina,um trator é utilizado para tracionar a colhedora. O trabalho é feito por apenasum operador, o que difere o equipamento da Case IH das demais opções do mercadona mesma categoria, em que dois operadores são necessários.
Principais características da Coffee Express 200
Capacidade de manobra
A colhedora impressionapelo design arrojado. Suas duas rodas traseiras e uma dianteira oferecem grandefacilidade de manobra nos finais de rua, carreadores e giradores estreitos. A traçãoé independente e permite girar em forma de compasso. Além disso, ela possui omenor raio de giro da categoria, de 3,5 metros.
Centro de gravidade
Essa colhedora possui omais baixo centro de gravidade entre as suas concorrentes, com a maioria do pesoconcentrada próximo ao solo. Ela possui ainda pistões hidráulicos nas rodas,que garantem um perfeito nivelamento com o chão, recurso que assegura melhorestabilidade mesmo em terrenos acidentados.
Baixo custo de operaçãoe manutenção
Equipada com econômicomotor MWM D229-3, de 55 cv, 2.500 rpm e de fácil manutenção. Seu propulsorgarante excelente desempenho e, na hora de substituir as varetas, a manutençãoé ainda mais fácil e rápida, bastando apenas serrar a base da peça e retirá-la.Em seguida, é só introduzir a nova vareta.
Sistema de derriça Coffee Express 100/200
Rolos agitadores
Os dois rolos agitadoresmedem 2.400 mme estão dispostos paralelamente no sentido vertical. Neles está montado oconjunto de varetas.
Caixa de agitação
Dispositivo que geravibração para o acionamento do sistema de derriça do café. Essa caixa deagitação é composta por um jogo de engrenagens tratadas termicamente e porcontrapesos acionados por um motor hidráulico de alto torque e baixa rotação. Oacoplamento ao rolo agitador é feito por parafusos de alta resistência. Comcontroles localizados na cabine, é possível conseguir um ajuste fino daamplitude e da frequência de vibração das varetas.
Espinha de peixe
O que difere a colhedorade café Case IH de uma simples derriçadora é o sistema de elevação, formado porquatro componentes básicos (Conjunto de paletas tipo espinha de peixe; Conjuntode transportadores horizontais; Conjunto de transportadores verticais; eTransportador transversal).
Fonte: Ideia Comunicação
◄ Leia outras notícias