Publicado em: 15/10/2025 às 14:30hs
A Agritechnica 2025, principal feira mundial de tecnologia agrícola, que será realizada em novembro na Alemanha, promete apresentar uma nova geração de tratores e equipamentos agrícolas. O evento reunirá os maiores fabricantes globais com inovações em motores, transmissões, sistemas hidráulicos e soluções eletrificadas.
Segundo o engenheiro agrícola Roger J. Stirnimann (HAFL, Suíça), a indústria de máquinas agrícolas está em transição, com menor foco em emissões de NOx e partículas e maior atenção à redução de CO₂, além do uso de combustíveis alternativos como biodiesel (RME), HVO e etanol — este último com grande relevância para países produtores, como o Brasil.
A Case IH, por exemplo, apresentará o trator Puma 240 movido a etanol, equipado com motor de seis cilindros adaptado ao combustível renovável. Outras fabricantes, como Fendt e CNH, também investem em motores a diesel mais eficientes, priorizando segurança com recursos como freio motor por válvula de descompressão e freio hidráulico auxiliar.
No campo das transmissões, a Fendt amplia o conceito VarioDrive de tração integral até 25 km/h para diversas séries de tratores, enquanto CNH e JCB aprimoram caixas continuamente variáveis (CVT) para modelos de maior potência.
A suíça AEBI apresenta o sistema LT3, que elimina diferenciais convencionais, garantindo tração uniforme e maior segurança em terrenos inclinados. Além da eficiência, essas soluções contribuem para reduzir desgaste e consumo de combustível, fatores cada vez mais valorizados pelos produtores.
A eletrificação desponta como uma das tendências mais importantes. A John Deere levará à feira seu trator elétrico E-Power de 130 cv, com arquitetura modular de baterias NCM de até 195 kWh e capacidade para condução autônoma.
Fabricantes chineses e indianos, como ZSHX e TAFE, também avançam em tratores elétricos e híbridos, oferecendo modelos mais acessíveis. Apesar de o custo das baterias ainda ser um desafio, a expectativa é que avanços tecnológicos reduzam os preços e ampliem a viabilidade operacional desses equipamentos no futuro próximo.
Além da eficiência e eletrificação, os sistemas de assistência ao operador ganham destaque. Claas e Deutz-Fahr apresentam soluções de gerenciamento inteligente de transmissão e segurança, integrando sensores, câmeras e piloto automático adaptativo.
Outros exemplos incluem o SmartLift2, da Lindner, que permite uso mais preciso de carregadores frontais, e novos sistemas de freio automático para reboques, que aumentam a estabilidade em descidas e melhoram a segurança operacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
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