Maquinas e Implementos

A AGCO usa soluções Simcenter para reduzir em 50% o tempo de aquisição de dados de durabilidade em campo

A AGCO usa soluções Siemens para desenvolver tratores confiáveis que atendem aos requisitos desafiadores das áreas rurais da América do Sul


Publicado em: 11/11/2020 às 07:20hs

A AGCO usa soluções Simcenter para reduzir em 50% o tempo de aquisição de dados de durabilidade em campo
Foto: A AGCO é conhecida pela confiabilidade de suas máquinas.

De necessidades globais a locais 

A AGCO, fabricante brasileira de equipamentos agrícolas, oferece soluções agrícolas para agricultores do mundo todo. A empresa oferece um portfólio diversificado de máquinas, como Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra®, que compõem um catálogo robusto que apresenta uma linha completa de tratores, colheitadeiras, equipamentos para feno e forrageiras, implementos de semeadura e preparo do solo, sistemas de armazenamento de grãos e produção de proteínas, além de peças de reposição. 

No Brasil, há demanda por tratores pequenos, uma tendência claramente identificada pela AGCO. Com isso, a empresa decidiu continuar produzindo tratores pequenos para as necessidades locais e direcionar sua estratégia de negócios para máquinas maiores e mais complexas, um ajuste que a AGCO fez para atender às necessidades locais específicas. De fato, por causa do clima, aclive e tipo de relevo rural, e do tipo de plantação cultivada no Brasil e na América do Sul, é mais difícil cultivar, plantar e colher do que em outras partes do mundo. 

Trabalhar em uma plataforma global de localização pode ser uma tarefa difícil. O uso e os requisitos dos clientes podem variar entre os locais e isso representa um desafio, pois alguns usos podem não ser cobertos pelos padrões ISO - International Organization for Standardization. 

Esta situação é mais evidente quando um componente específico não atende às condições de uso de uma região ou país. Por exemplo, em um pulverizador, as barras têm 36 metros; alguns usuários usam apenas uma parte da barra e não a segunda parte. Com isso, a torção na máquina causa baixa durabilidade do componente e falhas precoces. 

Reconhecida pela confiabilidade de suas máquinas, a AGCO precisa superar esses problemas de falha de produto para aumentar sua presença local e pequena participação no mercado de tratores. A equipe de validação, que faz parte da equipe de engenharia de produto, supervisiona as causas das falhas das máquinas ou peças e analisa os dados para propor novos projetos. O Dr. Jeovano de Lima é um especialista em engenharia da equipe de validação da AGCO Brasil e responsável por todas as atividades em laboratório, investimentos e aquisição de dados em campo para análise de durabilidade e vibração. Outros membros da equipe de validação supervisionam diferentes tópicos de teste de certificação, como dinamometria, estrutura, juntas parafusadas, análise térmica e de ruído, vibração e aspereza (NVH) da máquina. Na análise de NVH, as máquinas passam no teste de ruído e vibração do corpo humano de acordo com o padrão ISO e as normas brasileiras. O Dr. Jeovano de Lima diz que a responsabilidade da equipe é validar todos os produtos do portfólio da AGCO e garantir que atendam às expectativas do cliente. 

Além disso, o ambiente de negócios altamente competitivo no Brasil destaca quem lança primeiro produtos de alta qualidade no mercado, aumentando a pressão no trabalho do Dr. Jeovano de Lima e seus colegas, que precisam reduzir o tempo do ciclo de desenvolvimento. 

"Temos cinco anos para desenvolver uma máquina inteira, mas dois desses cinco anos usamos para validação em campo", diz o Dr. Jeovano de Lima. "Nosso objetivo é aumentar a simulação e validação em laboratório para reduzir o tempo de desenvolvimento." Isso também envolve a questão da redução de custos para ficar à frente da concorrência, mantendo altos padrões de qualidade. O Dr. Jeovano de Lima diz que "a confiabilidade da máquina é fundamental, e isso exige mais testes." 

Compreensão precisa dos usos agrícolas 

Um dos principais fatores para os fabricantes é determinar a durabilidade de um componente; às vezes, cargas mais altas em campo criam concentrações de desgaste, diminuindo a resistência do componente. Para identificar e entender a causa da falha de um componente, a AGCO usa o software Simcenter™ da Siemens Digital Industries Software, onde o hoje se encontra com o amanhã. 

O Simcenter faz parte do portfólio Xcelerator™, um portfólio abrangente e integrado de software e serviços da Siemens Digital Industries Software. As soluções Simcenter ajudam a AGCO a entender como o cliente usa o trator e identificar novos casos de carga durante o ciclo de trabalho de suas máquinas para desenvolver tratores novos e mais resistentes. 

"Vamos lançar uma nova plataforma de alta tecnologia para máquinas no período de 2021 a 2024 e temos um plano de validação de projeto para cada uma delas", diz o Dr. Jeovano de Lima. "Para isso, temos que ir a campo, fazer a aquisição de dados e voltar para desenvolver testes acelerados para agitadores e bancadas de teste hidráulico." 

A AGCO usa hardware Simcenter SCADAS™ com configuração distribuída para instrumentar a máquina e monitorar a aplicação do cliente. Quando adquire dados em campo, a AGCO trabalha com os operadores das máquinas em campo para ver como eles usam os tratores e identificar novos casos de carga e condições de uso que a empresa não previu. 

No futuro, a AGCO planeja usar o Simcenter SCADAS com seus recursos de aquisição de dados remota para controle do projeto do sistema de lança do pulverizador. Neste sistema, a AGCO vai monitorar medidores de desgaste, acelerômetros, sensores de deslocamento ou células de força de locais críticos e, com o software Simcenter Testlab™, vai gerar um relatório automatizado que inclui cargas classificadas com análise de carga inovadoras. 

"A cada dia receberemos um relatório, e com isso poderemos identificar com mais precisão o uso do cliente, aumentando nossas metas de desenvolvimento", diz o Dr. Jeovano de Lima. 

Além dos relatórios automatizados, a AGCO também usa o Simcenter Testlab Control App na aquisição de dados em campo. A AGCO faz a configuração do canal no laboratório com o software Simcenter Testlab e depois usa o Control App para iniciar/parar a medição. A AGCO também verifica os níveis de sinal durante o teste para realizar a validação integrada e aumentar a eficiência do teste. 

Laboratório completo para testes acelerados 

A AGCO possui no Brasil vários locais de teste para cada uma das suas marcas para acelerar os testes em condições de laboratório e replicar as mesmas condições de teste em um ambiente controlado. A equipe de teste geralmente usa medições de desgaste, aceleração, deslocamento e força para avaliar a durabilidade dos componentes (70%) e da máquina inteira (30%). 

Para dados dominantes de baixa frequência (normalmente dados medidos, como força, deslocamento, desgaste), a equipe de teste de validação calcula histogramas de fluxo de chuva para identificar intervalos e ciclos. Depois, extrapola para um nível específico (vida útil) e cria perfis de testes acelerados para que sejam usados como um parâmetro em testes de replicação de tempo em bancadas de teste. 

O Dr. Jeovano de Lima e seus colegas também usam os dados de vibração como parâmetro no agitador por meio de um cálculo de densidade espectral de potência (PSD) quando também usam dados de alta frequência. Eles geralmente calculam o espectro de dano por fadiga (FDS), espectro de resposta ao choque (SRS) e espectro de resposta máxima (MRS). Os dados de FDS são geralmente usados para criar perfis de PSD acelerada, e os dados de MRS e SRS são usados para verificar picos e não para testes em excesso. 

Processo de validação mais padronizado para validação de dados 

A AGCO Brasil escolheu o Simcenter Testlab para aquisição de dados e análise de pré- e pós-processamento. A configuração antes da aquisição de dados facilitou o trabalho da AGCO, permitindo que a equipe dedique mais tempo ao pós-processamento dos dados e melhore seus padrões de processo de validação. 

"Estamos 100% convencidos da eficiência das soluções de teste Simcenter", diz o Dr. Jeovano de Lima. "Aumentamos nossa eficiência com os processos automatizados no Simcenter Testlab para análise de dados de carga. Isso nos permite dedicar tempo às tarefas mais técnicas e valiosas, e não desperdiçar tempo com a criação de processos tediosos para cada projeto específico. Ter um bom padrão de procedimentos e testes garante alta confiança no projeto da máquina." 

O Dr. Jeovano de Lima diz que em um teste recente com um chassi de máquina de cana-de-açúcar, a AGCO primeiro adquiriu dados em campo, processou-os no Simcenter Testlab e depois definiu as cargas aceleradas de parâmetro para todo o teste de durabilidade do chassi. Em apenas 10 dias, a AGCO pode representar toda a vida útil do chassi. A AGCO então correlacionou este teste com modelos de análise de elementos finitos (FEA) para elaborar um padrão que seja o padrão global AGCO. 

"Estamos particularmente focados na criação de procedimentos de teste padrão", diz o Dr. Jeovano de Lima. "Porque tudo é novo nas empresas agrícolas, existem poucos padrões ou procedimentos de validação." 

Reduzindo tempo de instrumentação e análise de dados de carga 

O Simcenter SCADAS ajuda a AGCO a reduzir o tempo dedicado a campanhas de teste. Com o Simcenter SCADAS, a AGCO conseguiu reduzir para uma semana o processo de instrumentação da máquina e verificação de sensor, que antes levava duas semanas para ser realizado. 

A instrumentação em campo não deve acontecer devido à urgência de que isso seja feito da maneira certa já na primeira vez. As condições de cultivo (plantio ou colheita) só acontecem uma vez por ano e a equipe não pode voltar um ano depois. Felizmente, para a AGCO, a equipe de suporte do Simcenter está prontamente acessível. 

A AGCO está obtendo ganhos de eficiência significativos porque não precisa mais converter dados graças à automação dos processos e à plataforma única para fazer tudo. 

"Antes, passávamos uma semana só limpando os dados e fazendo cálculos estatísticos", diz o Dr. Jeovano de Lima. "Agora, com as soluções da Siemens, levamos apenas um dia para fazer todas as análises de dados de carga relevantes, como limpeza e análise dos dados adquiridos, para classificar e comparar o potencial de durabilidade. Podemos até criar perfis de testes acelerados e equivalentes a danos para uso em testes de laboratório." 

A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio Xcelerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens Digital Industries Software, visite http://www.sw.siemens.com ou siga-nos no LinkedIn , Twitter , Facebook e Instagram . Siemens Digital Industries Software - Where today meets tomorrow. 

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, a DI promove a transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta. Com seu portfólio de soluções para a empresa digital, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter maior produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. A Digital Industries da Siemens tem sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, e tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro. 

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia e sinônimo de excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A empresa está presente em todo o mundo, com foco nas áreas de geração e distribuição de energia, infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, automação e digitalização nos setores de manufatura e processos. Por meio da empresa gerenciada separadamente Siemens Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens molda o mercado mundial de serviços de transporte de passageiros e mercadorias. Com sua participação majoritária nas empresas de capital aberto Siemens Healthineers AG e Siemens Gamesa Renewable Energy, a Siemens também é fornecedora líder mundial de tecnologia médica e serviços de saúde digital, além de soluções sustentáveis de geração de energia eólica onshore e offshore. No ano fiscal de 2019, encerrado em 30 de setembro de 2019, a Siemens gerou a receita de € 86,8 bilhões e lucro líquido de € 5,6 bilhões. No final de setembro de 2019, a empresa tinha cerca de 385 mil funcionários em todo o mundo. Mais informações são fornecidas

Obs.: A lista de marcas comerciais relevantes da Siemens pode ser visualizada aqui. As outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários. 

Fonte: LLorente y Cuenca

◄ Leia outras notícias