Laticínios

Sistema de Gestão Ambiental do Laticínio Scala engloba reflorestamento, energia renovável, logística reversa, reuso de água e reciclagem de resíduos

Tendo como um de seus valores a sustentabilidade ambiental, o Laticínio Scala vem investindo desde 2002 em soluções que envolvem a preservação do meio ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental da empresa abrange iniciativas como reflorestamento, energia renovável, logística reversa, reuso de água e reciclagem dos resíduos de sua operação.


Publicado em: 12/04/2021 às 14:20hs

Sistema de Gestão Ambiental do Laticínio Scala engloba reflorestamento, energia renovável, logística reversa, reuso de água e reciclagem de resíduos

“A Scala tem um Departamento de Meio Ambiente criado para sistematizar as ações de responsabilidade ambiental desenvolvidas pela empresa. Sabemos da necessidade do uso racional dos recursos naturais e de preservar o meio ambiente, por isso adotamos ações de controle, iniciativas e projetos na área de preservação ambiental dentro e fora de nossas unidades”, destaca o Coordenador de Meio Ambiente da empresa, Cleidomar dos Reis Oliveira.

Desde 2016, o laticínio faz parte do Mercado Livre de Energia, onde adquire energia renovável suficiente para suprir 100% do consumo total de suas instalações. O uso de energia limpa é um importante ativo ambiental pois possibilita a recuperação de CO2 da atmosfera. Em 2020, pelo consumo apurado, a recuperação equivalente foi de 1.462 toneladas de CO2. Considerando que de acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas, 1 tonelada de CO2 equivale ao plantio de 7 árvores, podemos dizer que esse ativo é como se tivéssemos plantado 10.234 árvores no ano.

Em suas três fábricas - duas em Sacramento e uma em Salitre de Minas, ambas em Minas Gerais - os resíduos gerados nas plantas são separados para a destinação correta. Com isso, 98% do material descartado é reciclado.

O Laticínio Scala também faz a logística reversa de suas embalagens, ou seja, retira do mercado parte do volume de plástico e papelão que acondiciona seus produtos, em 2020 foram 347 toneladas de papel e 155 toneladas de plástico. Da mesma forma, são recolhidos os recipientes usados para embalar as rações da Divisão de Nutrição Animal do grupo.

Outra providência operacionalizada pelo laticínio é o uso de lenha de eucalipto reflorestado de sua própria reserva como combustível em suas caldeiras. Atualmente a Scala tem em torno de 350 hectares de eucalipto plantado em suas duas fazendas fornecedoras de lenha. Juntas, registram uma produtividade média de 350m³/hectare, somando 122.500m³ de lenha no total. Como a colheita é feita em média a cada sete anos, são alcançados 17.500m³/ano, ou seja, 1.458m³/mês - o que corresponde ao consumo mensal de lenha de duas das três fábricas. Desta forma, 100% da madeira utilizada na empresa é reflorestada e 90% de produção própria.

Em atenção à quantidade de fumaça e emissão de material particulado lançados na atmosfera pelas caldeiras, a empresa utiliza modernos lavadores de gases. Com esta medida, reduz de maneira significativa a emissão de materiais poluentes.

Em relação ao consumo de água, em 2020 a empresa reduziu o índice de consumo em mais de 10%, além disso, através das iniciativas de reuso de água, conseguiu uma economia de cerca de 240.000 litros de água por dia. O uso de tecnologia para concentração de soro, possibilita que a água retirada do processo seja utilizada na produção gerando uma economia de 130.000 litros de água/dia. Nos processos de higienização, a última água de enxágue de equipamentos é reutilizada para o primeiro enxágue de caminhões e silos, o que significa uma redução do consumo de água de mais de 100.000 litros por dia.

Para contribuir com a manutenção da qualidade das águas dos rios, a empresa possui Estações de Tratamento de Efluentes, ETEs, capazes de tratar todo o efluente fabril e devolver ao meio ambiente uma água livre de poluentes.

Fonte: Communicação Assessoria Empresarial

◄ Leia outras notícias