Publicado em: 12/07/2013 às 07:10hs
Preocupado com a segurança dos produtos de origem animal consumidos pela sociedade e com o grau de comprometimento de todos os envolvidos na cadeia produtiva é que, na manhã da quarta-feira (10), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), Rodrigo Lorenzoni, entregou à deputada e líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa do RS, Silvana Covatti, documento com sugestão para a construção de um projeto de lei para a reestruturação da rotulagem dos produtos de origem animal.
O documento sugere a inclusão do profissional Responsável Técnico (RT), que coordena o processo de produção dos alimentos – leite, ovos, mel, pescado, carne e todos os seus derivados, nas embalagens dos produtos. Atualmente, as legislações estadual, federal e municipal, que regulamentam os serviços de inspeção dos produtos de origem animal e deliberam sobre a elaboração dos rótulos, não são claras ao estabelecer a identificação do Responsável Técnico (RT).
Na avaliação do presidente do CRMV-RS, a contribuição da Autarquia está em promover mais segurança à sociedade e incentivar a elaboração de políticas para o controle da saúde pública, frente aos últimos episódios envolvendo o leite e a carne. “Quando adquirimos medicamentos, encontramos o nome do responsável técnico na caixa. Por que não há essa mesma exigência nos produtos de origem animal, tendo em vista que precisamos aumentar o grau de compartilhamento da responsabilidade fazendo com que as pessoas estejam, cada vez mais, comprometidas na qualidade do processo produtivo?” concluiu Lorenzoni. A deputada comprometeu-se em estudar a proposta e ressaltou a importância do trabalho do CRMV-RS em colocar-se como um órgão consultivo do parlamento gaúcho.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRMV-RS
◄ Leia outras notícias