Publicado em: 27/03/2015 às 09:50hs
A cadeia produtiva do leite tem atravessado um cena´rio baixista. A avaliação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontou no último boletim, que "aumento no volume da captac¸a~o nos u´ltimos quatro meses e a diminuição no consumo, uma parte devido ao elevado prec¸o do leite e derivados no varejo e outra pelas fe´rias escolares, fizeram com que a oferta supeasse a demanda, contribuindo, assim, para a reduc¸a~o nos prec¸os ao produtor".
Segundo a entidade, "concomitantemente a isso, os principais insumos tambe´m se valorizaram, e e´ neste ponto que o caixa da propriedade pode ficar negativo. Com as margens apertadas, alguns produtores esta~o deixando a atividade leiteira e fechando as porteiras".
Conforme o Imea, em janeiro o produtor de Mato Grosso recebeu R$ 0,74/l de leite, sendo este valor o menor praticado no mercado desde abril de 2013. "Fato e´ que isoladamente o produtor na~o consegue influenciar o prec¸o para seus produtos". Isto mostra que os prec¸os são ditados pelo mercado, independentemente dos custos de produção.
Fonte: Só Notícias/Weverton
◄ Leia outras notícias