Laticínios

Palestrante de workshop na MercoAgro 2014 projeta mais crescimento no consumo de iogurtes e bebidas lácteas

Expansão anual média brasileira no consumo desse tipo de bebida, de 2009 a 2012, foi de 14,5%, superando inclusive o percentual registrado no mercado chinês


Publicado em: 15/09/2014 às 13:00hs

Palestrante de workshop na MercoAgro 2014 projeta mais crescimento no consumo de iogurtes e bebidas lácteas

O consumo brasileiro de bebidas lácteas mais sofisticadas, com sabores variados, enriquecidas com proteína e livre de lactose deve seguir crescendo no mesmo ritmo dos últimos anos. De 2009 a 2012, o Brasil liderou o crescimento no consumo mundial, com avanço médio anual de 14,5%, seguido da China que cresceu, em média, 9,9%. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (11/9) no 1º Workshop do Leite, promovido paralelamente à MercoAgro 2014 – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que é realizada em Chapecó, Oeste catarinense.

Segundo Murilo Hadad Pires, um dos palestrantes do evento, que foi promovido pela Fiesc – Federação das Indústrias de Santa Catarina e contou com o apoio da BTS Informa, organizadora da feira, o aumento no consumo de bebidas lácteas tem sido motivado por uma série de fatores. “Além do aumento de renda registrado nos últimos anos, o consumo de bebidas mais sofisticadas e de maior valor agregado decorre de maior variedade de produtos, aumento da preocupação geral com alimentação mais saudável e necessidade de maior praticidade em função da rotina acelerada da população dos grandes centros urbanos”, afirmou.

No entender do palestrante, um movimento semelhante vem ocorrendo em relação ao consumo de iogurtes. Citando um recente levantamento mundial feito pela empresa de pesquisa DSM, Pires informou que 60% dos entrevistados no Brasil responderam que aumentaram o consumo de iogurte nos últimos três anos. “O mais importante do ponto de vista das empresas é que desse percentual que disseram estar consumindo mais iogurte o estão fazendo, no mínimo, três vezes por semana. Isso significa que o hábito está se consolidando na população”, comentou o palestrante.

Outra palestra que chamou atenção dos profissionais e estudantes do segmento lácteo que assistiram ao workshop promovido na MercoAgro 2014 foi a do engenheiro espanhol Asier Gutierrez Garate, que detalhou o funcionamento e os benefícios de um sistema de tratamento de efluentes biológicos indicado para lacticínios, que utiliza minhocas como agente integrantes dos elementos filtrantes. “Trata-se de uma solução ambientalmente sustentável, bastante eficiente para tratamento de efluente com carga orgânica, robusto e simples de ser construído”, afirmou Gutierrez, adiantando que é indicado para todas as indústrias envolvidas na cadeia do leite. Segundo ele, esse sistema já é bastante utilizado em diversas partes do mundo e começa a se popularizar também no Brasil.

A terceira palestra do Workshop foi proferida pelo engenheiro de alimentos Alfredo Walter, que tratou das alternativas tecnológicas para a redução do teor de sódio em produtos lácteos. O Workshop do Leite foi um dos eventos paralelos que estão sendo promovidos durante a MercoAgro 2014. Nesta quarta-feira (10/9), foi realizado também o X Seminário Internacional de Industrialização da Carne, organizado pelo Senai de Chapecó.

Além desses dois eventos, outra atividade que vem sendo promovida conjuntamente com a MercoAgro 2014 é o Salão de Inovação. Trata-se de um espaço que envolve projetos inovadores de estudantes do Senai de Santa Catarina e de empresas parceiras na área de alimentos, integrando a programação técnica e científica do evento. O principal objetivo do Salão é estimular a pesquisa, a formação de parcerias e o desenvolvimento de novas tecnologias entre as empresas e o Senai.

Ainda em relação à difusão de conhecimento, a 10ª edição da MercoAgro, conta com uma miniusina montada dentro do pavilhão de exposição, com capacidade para processar até 500 litros de leite por dia. O projeto, cujo objetivo é atender as necessidades de pequenos produtores e profissionais da área, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais.

Mais uma novidade é a parceria inédita com a UNOCHAPECÓ, com o projeto Inova MercoAgro, no qual os profissionais presentes na feira tem a oportunidade de conhecer, por meio de visitas monitoradas, os projetos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos da universidade. O projeto revela uma visão de futuro, que vai mostrar as tendências para as indústrias da carne e do leite. As visitas acontecem durante os 4 dias de feira, no campus da UNOCHAPECÓ (ao lado do Parque da EFAPI). Informações e inscrições gratuítas no estande da universidade. Há inclusive transporte gratuito entre o recinto da feira e o campus.

Para movimentar ainda mais o ambiente de relacionamento e prospecção de oportunidades que a MercoAgro proporciona, são realizadas as Rodadas e Sessões de Negócios, no estande do SEBRAE, entre os dias 10 e 12. Mais informações no local.

A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de

Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento, do SENAI Chapecó, da UnoChapecó e do Convention & Visitors Bureau da cidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da MercoAgro 2014

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