Frigoríficos e Abatedouros

Vitrine da Carne Gaúcha apresenta carcaça Devon

A raça Devon foi o destaque da programação da Vitrine Gaúcha ocorrida nesta terça-feira (02/09), na Expointer


Publicado em: 04/09/2014 às 08:20hs

Vitrine da Carne Gaúcha apresenta carcaça Devon

A raça Devon foi o destaque da programação da Vitrine Gaúcha ocorrida nesta terça-feira (02/09), na Expointer. Na apresentação da manhã, uma plateia lotada acompanhou atenta as explicações do especialista de cortes de carne Marcelo Bolinha sobre todo o processo de desossa de uma carcaça Devon e como distinguir características que apontem uma carne de qualidade. Ele também aproveitou para dar dicas de como fazer um bom corte e fazer o preparo das carnes.

Bolinha explicou que a carcaça apresentada traduz fielmente as características do Devon bem terminado, em aspectos como marmoreio, quantidade de carne, cor das peças e facilidade de corte, o que traduz a maciez. “Vimos aqui um animal jovem criado a pasto, condições ideias para a obtenção de carne de qualidade”, afirmou.

O especialista deu dicas de como preparar um matambre recheado, como cortar da melhor forma peças como vazio, maminha e prime ribe e ribeye, um corte dianteiro muito popular na Europa, e como espetar a carne para churrasco.

Bolinha também comentou sua discordância em nomear carnes dianteiras como de segunda. “Não existe carne de segunda de um animal bem terminado”, disse. Entre suas dicas para a plateia, recomendou sempre que, ao comprar a carne, o cliente deve pedir o corte desejado no balcão do açougue, e não carne com ou sem osso. Lembrou, também, a importância de adquirir produtos com carimbo e selo da inspeção federal para ter a segurança da procedência da carne.

A carcaça apresentada pertence à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro. Conforme o criador, a carne é de um animal com menos de dois anos, carcaça com 231 kg e criado em pastagem de qualidade desde o desmame. “Temos aqui uma oportunidade de mostrar a qualidade de nossa carne para o consumidor final”, afirma Ribeiro.

A Associação participa desde a primeira edição da Vitrine da Carne Gaúcha, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmoreio.

 

Fonte: Moglia Comunicação

◄ Leia outras notícias