Frigoríficos e Abatedouros

Setor de cárneos, MDIC e Apex-Brasil traçam estratégias para expansão das exportações

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antônio Camardelli, e o diretor da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Jurandi Soares, receberam ontem (11), o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, o diretor de negociações internacionais da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), Marcio Lima e o presidente da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges. O encontro aconteceu na sede da UBABEF, em São Paulo (SP)


Publicado em: 13/02/2014 às 17:20hs

Setor de cárneos, MDIC e Apex-Brasil traçam estratégias para expansão das exportações

Durante a reunião – que contou também com a participação de representantes das agroindústrias e de equipes das três entidades do setor de cárneos, do MDIC e da Apex-Brasil – foram debatidas estratégias para abertura de novos mercados para as exportações de carnes de aves, suínos e bovinos do Brasil.

Conforme destacou o secretário Ricardo Schaefer, foi um encontro dentro de uma agenda estratégica positiva, na busca de soluções para gargalos nos âmbitos comercial e industrial, por meio de financiamentos, abertura de mercados, redução de barreiras comerciais e outras ações.

“Estas ações seguem uma grande ação estratégica de promoção das exportações, com o estabelecimento de prioridades entre os setores público e privado. Temos mercados-alvo com bastante potencial no Sudeste Asiático e outras regiões. A partir deste encontro, consolidamos uma meta de expansão de 1 milhão de toneladas de exportação entre todas as carnes”, explica Schaefer.

Um dos pontos principais da reunião foi o debate da estratégia conjunta constituída em parceria pela UBABEF, ABIEC e ABIPECS para promoção das exportações e novos negócios para os três setores, durante a realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

“Nós apoiamos todas as ações que estejam dentro das estratégias para fomentar os negócios internacionais dos setores que, de forma proativa, pensaram a Copa como uma vitrine para o Brasil. Estou especialmente entusiasmado com a iniciativa conjunta da UBABEF, ABIEC e ABIPECS, que pensaram dentro do espírito defendido pelos projetos da Apex-Brasil, de ações conjuntas como forma de fortalecer as exportações”, disse Maurício Borges, da Apex-Brasil.

De acordo com o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, novos encontros deverão ocorrer nos próximos dias, para agilizar os resultados de pontos elencados na reunião, como a abertura de mercados.

“Alcançamos importantes avanços nas negociações estratégicas de abertura de mercado e na harmonização das ações durante a Copa. Este é um ano crucial para a expansão da pauta exportadora brasileira. Uma oportunidade que as três entidades estão engajadas para aproveitar ao máximo”, destacou Turra.

Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT

◄ Leia outras notícias