Publicado em: 28/09/2021 às 14:40hs
São Paulo, setembro de 2021 – O mercado de carne de frango no Brasil apresenta boas perspectivas para o fechamento de 2021, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A expectativa pela retomada econômica somada à elevação dos preços da carne bovina abrem caminho para o crescimento do consumo interno que deve avançar 6,5%, de acordo com a ABPA. O cenário impulsiona os produtores a buscarem novas tecnologias para elevar a eficiência operacional da indústria, ao mesmo tempo em que é preciso adaptar seus produtos aos novos hábitos de consumo.
Pioneira no desenvolvimento de sistemas de proteção para proteínas e líder global na fabricação de embalagens, a Sealed Air está atenta a atual conjuntura. Mariano Iocco, Diretor de Marketing da empresa para América Latina, explica algumas tendências de consumo que vieram para ficar e que elevarão a competitividade, desenvolvendo o mercado. “O consumidor está buscando inovações que facilitem seu dia a dia. É preciso aprimorar a experiência de compra com a carne de frango, começando pela aparência do produto na gôndola, preservando a carne a partir de soluções que evitem liberação de água e odor, potencializando assim a atratividade e qualidade do produto”, afirma.
Outro ponto destacado pelo executivo trata-se da sustentabilidade a partir da redução de desperdício de alimentos. “Soluções inovadoras de embalagens como as que aumentam o tempo de prateleira colaboram com a redução da perda de proteínas, principalmente no varejo. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), órgão da ONU, no comércio e no varejo, cerca de 50% dos alimentos vão para o lixo. As embalagens podem contribuir para a transformação desse cenário”, explica Iocco.
Além do desenvolvimento de embalagens exclusivas, a Sealed Air tem atuado no Brasil com sistemas de automação para a indústria de proteínas que colaboram com a operação a partir da padronização de processos, maior produtividade e segurança alimentar, visto que a automação favorece a redução de pontos de contato com o produto.
1.Odor Scavenging® é uma solução para embalar frango fresco inteiro ou em pedações. Trata-se de um material de barreiras multicamadas para embalagens termoformadas a vácuo. Sua estrutura inclui componentes que têm a capacidade de reter os gases que o frango fresco libera durante o armazenamento e que, pelo forte aroma, podem causar a rejeição do produto. A embalagem contribui para melhorar a experiência do consumidor, protegendo e mantendo as qualidades de frescor do produto por mais tempo. O sistema hermético garante segurança e evita potencial contaminação do produto durante seu ciclo logístico.
2.Oven Ease® combina embalagem e cozimento no mesmo recipiente para frango fresco inteiro ou em pedaços. É um material flexível com barreira de oxigênio para embalagem a vácuo de alimentos crus ou pré-cozidos que oferece praticidade, qualidade e valor agregado à marca. Esta solução permite assar alimentos crus pré-temperados dentro da própria embalagem, obtendo eficiência no cozimento e limpeza. O material é adequado para forno convencional de quatro horas até 200 ° C e para microondas. Oferece conforto e comodidade para consumidores que não possuem conhecimentos gastronômicos ou que querem ter a experiência do restaurante em sua própria casa.
3.Darfresh® on Tray é um sistema de embalagem a vácuo “skin” para frango fresco ou congelado com tecnologia de selagem que utiliza 100% do material da embalagem, eliminando o filme residual e gerando economia para a operação. As embalagens permitem uma apresentação na vertical, fator que otimiza a operação logística e de abastecimento no varejo, além de gerar destaque para comunicação de marca.
4.Automação para envase de frango permite que a operação seja ajustada para torná-la mais produtiva e com um uso mais eficiente dos recursos disponíveis. Os sistemas automáticos de Envase Vertical da Cryovac® permitem a automação do carregamento do produto, reduzindo a necessidade de manuseio ao longo da linha e o risco de contaminação cruzada. Operam com filmes termoencolhíveis de alta resistência e menor espessura, que reduzem os danos à embalagem durante a comercialização. Além disso, possuem permeabilidade diferenciada e possibilitam o embale do frango tanto inteiro como em peças. A selagem hermética à prova de vazamentos de líquidos contribui de forma significativa para a redução de perdas de frango refrigerado.
Fonte: WEDOPR.
◄ Leia outras notícias