Publicado em: 22/10/2025 às 14:40hs
De acordo com análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (20), a presença de fêmeas no abate em Mato Grosso segue elevada. Mesmo com a redução no abate de matrizes, o volume de novilhas de corte mantém o ritmo expressivo. Em setembro de 2025, as fêmeas corresponderam a 44,03% do total abatido no estado.
Na comparação com agosto, o abate de fêmeas registrou uma queda de 4,14%. Segundo o Imea, “apesar da redução mensal, a intensidade do recuo foi menor que a observada no mesmo período do ano passado, quando a queda havia sido de 14,82%”.
No acumulado de 2025, a participação de fêmeas no abate está 6,81 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período de 2024. O instituto observa que esse dado reflete uma oferta ainda robusta de novilhas terminadas, que tem exercido pressão sobre as cotações do boi gordo ao longo do ano.
Apesar do cenário de oferta elevada, o Imea projeta que, embora haja expectativa de ajustes positivos nos preços no final do quarto trimestre, “movimentos expressivos de alta no curto prazo não são esperados”, devido à quantidade significativa de fêmeas terminadas ainda disponível para o abate.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias