Frigoríficos e Abatedouros

MP de Tocantins flagra abate a golpes de marreta em frigorífico

Ação realizada em Colinas, no noroeste do Estado, foi acompanhada pelo procurador de justiça José Omar de Almeida, para quem a irregularidade exige o fechamento do matadouro


Publicado em: 25/01/2012 às 10:10hs

MP de Tocantins flagra abate a golpes de marreta em frigorífico

Numa ‘operação surpresa’, o Ministério Público do Estado de Tocantins (MPE-TO) flagrou em Colinas, a mais de 260 km da capital, um frigorífico que promove o abate de bovinos a marretadas. “Estão usando um sistema arcaico, do século passado”, exclamou o Procurador José Omar de Almeida, ao informar que o estabelecimento está totalmente fora da Lei 6313/93 e dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A visita ocorreu na manhã do dia 16, quando uma equipe do MP seguia para Araguaína, a 400 km de Palmas, para inspecionar outros frigoríficos que assinaram acordo de metas sanitárias. O não cumprimento dessas metas pode levar ao fechamento das atividades deste estabelecimento.

No caso da unidade de Colinas, visitada a partir de denúncias colhidas pelo blog Carne Saudável – www.carnesaudavel.blog.br -, o procurador Omar de Almeida comentou: “O método de abate a golpes de marreta impõe um sofrimento desnecessário ao animal. Além disso, não cumpre a legislação. Nessas condições, vou solicitar à promotoria de Colinas e a Prefeitura, que interditem o frigorífico”. Almeida, que coordena também o Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Consumidor de Tocantins (Caop), acrescentou ter verificado outras irregularidades no abatedouro, como o uso da câmara fria para carcaças de bovinos e suínos, quando deveria ser uma câmara para cada tipo de carne. O risco de doenças graves aos consumidores, nestes casos, “é muito alto” – conclui o procurador. Entre as enfermidades estão cisticercose, brucelose e toxoplasmose, que podem levar as pessoas à morte.

Detalhes da operação do MP em Colinas podem ser conferidos em texto publicado no blog.

Fonte: Blog Carne Saudável

◄ Leia outras notícias