Frigoríficos e Abatedouros

Missão russa fiscaliza carnes em Mato Grosso

Missão russa retorna ao Brasil em outubro, a partir do dia 20, e fiscais agrope- cuários federais organizam vistorias para preparar os frigoríficos


Publicado em: 27/09/2013 às 11:40hs

Missão russa fiscaliza carnes em Mato Grosso

As indústrias de Mato Grosso, pelas quais a comitiva daquele país deverá passar, começam a ser visitadas na próxima terça-feira (1o), afirma o chefe substituto do Serviço de Inspeção da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MT), Leny Rosa Filho, frisando que, no dia anterior à via- gem, servidores do Ministério da Agricultura (Mapa) de diversos estados participarão de uma vídeo conferência para alinhar as informações que serão prestadas às empresas.

“Não sabemos quais e quantos frigoríficos serão visitados pela missão Russa. Estamos agindo como se fosse uma preparação. O objetivo é receber a missão e abrir o mercado”. Atualmente, todos as unidades de abate de bovinos do Es- tado têm restrição de ex- portação à Rússia.

Durante a última missão, ocorrida de 30 de julho a 14 de julho passado, 18 indústrias foram inspecionadas no país: duas delas de suínos em Mato Grosso. Em nota, o Mapa divulgou que, com base em um relatório preliminar dessa visita, as autoridades russas decidiram restringir temporariamente o fornecimento de produtos originados de 10 estabelecimentos brasileiros: 1 frigorífico de carne suína e 9 de carne bovina, nenhum deles mato-grossense.

Autoridades do Mapa e representantes das associações de indústrias exportadoras de carne já se reuniram para traçar estratégicas. “O Mapa enviará às autoridades russas, um documento reiterando as ações desenvolvidas pelo setor privado com acompanhamento do governo brasileiro, além de se comprometer a corrigir as não conformidades identificadas por aquele país”, diz a nota.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias