Publicado em: 17/02/2014 às 12:00hs
A Minerva Foods, segunda maior exportadora de carne bovina do Brasil, tem aumentado o abate em unidades de Mato Grosso, em função da seca que atinge principalmente o Sudeste, buscando manter margens em meio a preços recordes da arroba bovina em São Paulo.
"A seca gera desafios, mas também é uma oportunidade se você olhar as possibilidades em outras regiões", disse o gerente para a área de pesquisa da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, em entrevista à Reuters.
Nas áreas que sofreram com a estiagem, a recuperação das pastagens foi inviabilizada, estendendo o período de engorda e limitando a entrada de animais para abate.
"A situação (estiagem) não é heterogênea, o que permite fazer o que a gente chama de arbitragem de 'basis', comprando em áreas onde a arroba está mais baixa", disse Tito Rosa.
Como exemplo de locais onde a empresa pode fazer arbitragem, ele citou Mato Grosso, onde a arroba está cerca de 17 reais mais barata que em São Paulo, onde o boi atingiu valores recordes próximos de 120 reais nesta semana.
Em Minas Gerais, o valor da arroba está 10 reais mais baixo do que em São Paulo.
Tito Rosa observou que já se esperava um período de preços mais firmes, em meio à boa demanda externa e um consumo interno sustentado.
Mas agora o setor vive um momento de oferta ajustada, que agravada pela estiagem mantém os preços da arroba bovina em patamares elevados.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias