Publicado em: 24/03/2014 às 16:40hs
Exceto pela presença da Alemanha no grupo (ocupando o lugar que pertencia a Cingapura), o quadro de principais importadores da carne de frango brasileira no primeiro bimestre de 2014 permaneceu inalterado em relação ao fechamento de 2013, gerando aumento de volume de 3,1% em relação ao mesmo bimestre do ano passado.
Nesse grupo, no entanto, apenas um importador – Hong Kong – garantiu o aumento observado. Pois enquanto cinco importadores reduziram suas compras (Japão, Holanda, China, Venezuela e Kuwait), a expansão dos outros quatro (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Reino Unido e Alemanha) foi insuficiente para cobrir o déficit desses cinco.
Em outras palavras, o aumento de 3,1% propiciado pelos 10 principais importadores correspondeu a um adicional de 11,365 mil toneladas. Já o adicional importado por Hong Kong somou 13,279 mil toneladas.
Aliás, o “efeito Hong Kong” não ficou limitado aos 10 primeiros importadores, pois o volume destinado aos 110 demais países que adquiriram a carne de frango brasileira no início do ano também recuou, ficando 1,7% menor que o registrado entre janeiro e fevereiro de 2013.
Hong Kong, pois, possibilitou o aumento de 1,3% observado no bimestre. Mas não evitou que a receita cambial do período recuasse quase 9%.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias