Publicado em: 13/02/2014 às 21:00hs
Em 2013, o setor registrou crescimento de 6,59% nas exportações em valor, alcançando US$ 16,272 bilhões, e de 2,82%, em peso, com o total de 6,081 milhões de toneladas. Diante deste aumento, o setor estima ser possível incrementar mais 1 milhão de toneladas de carnes comercializadas com o mundo. Para alcançar este objetivo, os representantes solicitaram apoio do governo para abertura de novos mercados, identificando países asiáticos e africanos como frentes potenciais para esta expansão.
Schaefer relatou aos representantes os esforços que o MDIC empreende nas negociações internacionais e se propôs a elaboração de uma agenda conjunta de competitividade, com foco na integração da política industrial, comercial e de promoção de exportações. “Há uma interdependência entre governo e setor privado para estabelecermos uma estratégia exportadora eficiente”, afirmou. O secretário avaliou para isso é necessário considerar “as rápidas mudanças que vêm ocorrendo no cenário internacional”, disse. “Há acirramento na competição e precisamos, a cada momento, revisar, dar novo impulso e manter integrados os times que trabalham nesta agenda”, completou.
No encontro, os representantes das três entidades setoriais anunciaram ainda que irão realizar uma campanha, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vinculada ao MDIC, para promover a imagem de qualidade das carnes brasileiras durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil este ano aos turistas estrangeiros que visitarão o país para o evento.
Fonte: MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
◄ Leia outras notícias