Frigoríficos e Abatedouros

Genética australiana abastece os melhores restaurantes brasileiros

Conheça o segredo da carne produzida com dedicação e investimento em genética, 100% ABS, que com seis anos no mercado entrou para os cardápios mais disputados do país


Publicado em: 22/06/2015 às 08:30hs

Genética australiana abastece os melhores restaurantes brasileiros

Ela está nos cardápios mais requintados e desejados do país. E conquista cada vez mais paladares em todos os estados brasileiros. Em apenas seis anos de mercado, a carne BeefPassion invadiu a elite dos restaurantes reconhecida pela qualidade e cresce a passos largos, disponibilizando ao mercado 64 tipos de corte diferentes, além de produção exclusiva sob demanda.

É o pecuarista Antônio Ricardo Sechis, de 56 anos, que comanda o negócio. Ele criou a marca por sugestão da filha mais velha, Amália. “Ela sugeriu criarmos nossa marca, em função do diferencial de criação que possuímos. Ela presenciava e acompanhava, acreditava em segmento mais qualitativo da carne bovina”, comenta. E deu certo. A ideia surgiu em 2008 e os primeiros animais com o rótulo BeefPassion foram abatidos em junho de 2009.

Atualmente, o grupo abate em torno de três mil animais por ano e vende a carne para todo território nacional, sendo o grande mercado consumidor concentrado em São Paulo e Rio de Janeiro. “É muito gratificante ver restaurantes conceituados construindo  pratos com nosso conceito de cortes. Grandes chefs elaborando pratos nobres com cortes da BeefPassion, que normalmente são desclassificados pelo mercado, como acém, paleta, coxão mole, músculo, língua, fígado, etc...”, comenta Sechis, ressaltando que com a qualidade dos produtos, hoje, esses cortes estão presentes na alta gastronomia brasileira.

GENÉTICA CINCO ESTRELAS. Os principais segredos para a produção referência são dedicação, cuidados especiais e o investimento em genética. Antes mesmo de criar a marca, o pecuarista construiu uma parceria com a ABS. “Em 2007, começamos utilizando touros com o objetivo de produzir carcaças mais precoces. Quando idealizamos a marca, passamos adquirir sêmen de touros com que pudessem agregar melhor qualidade de carne ao nosso rebanho”,  comenta o empresário, ressaltando que o grupo recebeu consultoria do gerente Global de Produtos Corte da Genus ABS, Vasco Beheregaray Neto.   “Ele nos indicou genética Angus Australiana e Wagyu. Com o bom resultado da performance dos animais, criamos os selos Australian Angus e Kobe Passion. A consultoria dada pelo Vasco foi determinante para atingirmos o conceito de qualidade animal existente na BeefPassion”, completa.

Segundo Vasco Beheregaray, além  de ser conhecida com um grande exportador de carne, a Austrália é também referência na qualidade e atende os mercados mais exigentes como o Japão. “Foi lá que buscamos concentrar os nossos esforços na buscar de uma genética inédita e que de forma segura pudesse agregar características de qualidade de carcaça para  o projeto BeefPassion. Desde então, já trabalhamos com três reprodutores distintos, porém como mesmo foco de utilizar uma genética que, aliada ao manejo, permita produzir uma carne especial para os paladares mais exigentes. É um trabalho de contínuo de parceria e cujos resultados estão ai para serem avaliados e ‘degustados’”, brinca do Gerente da ABS.

O grupo mantém 3,5 mil matrizes, sendo 85% nelore e 15% meio sangue Angus Australiana. “As nelore são inseminadas com touros Angus Australiano e as meio sangue com Wagyu. Usamos genética 100% ABS. Foi Daniel Carvalho, da empresa Carvalho Agropecuária, que trouxe a ABS para nosso projeto. Selecionamos as matrizes através de análise de ultrassonografias. Os animais são criados, selecionados, engordados e abatidos maduros” explica Antônio Sechis. O rebanho é criado em uma área total de cinco mil hectares, sendo que as fazendas de cria são nos municípios de Cassilândia e Alcinópolis, ambas no Mato Grosso do Sul e o confinamento está localizado em Nhandeara(SP).

Segundo o empresário, o foco do trabalho é descobrir todo potencial que um novilho de qualidade possui, oferecendo os cuidados necessários durante todas as etapas de produção. E essa atenção da família Sechis na lida com o gado chama atenção. “Criar um boi e torná-lo melhor ao longo do tempo. É como criar um filho. Temos que ficarmos atento desde a escolha do sêmen, durante a gestação, a criação até a idade madura e o  abate”, conta o pecuarista, destacando que uma boa dieta alimentar e a qualidade de água com um PH adequado são essenciais para que a flora ruminal esteja em equilíbrio para uma eficaz processo de fermentação e conversão alimentar saudável. “Assim podemos ter carne saudável com boa qualidade de gorduras. Nosso grande diferencial está na quantidade das gorduras insaturadas, pois essas são bem  mais abundantes que as gorduras saturadas. Isso faz com que os cortes se tornem mais saudáveis, mais suculentos e saborosos”.

SUCESSO. A paixão pela carne contribui para o sucesso da BeefPassion. Hoje, Antônio Sechis, aos 56 anos, está à frente do império da carne de elite, mas o amor começou há mais de quatro décadas, quando aos 15 anos trabalhava no açougue do irmão mais velho. “Foi ali que comecei a ver animais com fibras diferentes. Hoje tenho a oportunidade que mostrar que a carne bovina, produzida com boi bem manejado, respeitando o meio ambiente, traz melhoria para o solo, além de oferecer fonte de proteína mais saudável, recomendada para bem estar e saúde humana. Acredito que nosso trabalho será divisor de águas para conceito qualitativo de proteína animal bovina”, encerra.

Nos melhores cardápios. A marca BeefPassion está presente nos cardápios dos mais conhecidos restaurantes brasileiros em todas as regiões. Em São Paulo, por exemplo, um dos clientes de Seu Antônio é o DOM, , eleito o terceiro melhor da América Latina em 2014, comandado pelo renomado Chef Alex Atala. No Rio de Janeiro, a carne produzida com genética ABS é encontrada, entre outros, nas receitas do Copacabana Palace e do Hotel e Restaurante Fasano.

Na capital de Minas Gerais, o Alma Chef multiplica o sabor em diversos pratos. O grupo escolheu sete cortes diferentes ( quatro Angus e três Wagyu) para criar receitas especiais.  “O Beef Passion traz ao mercado novos conceitos para aqueles cortes antes conhecidos como ‘de segunda’. O acém, por exemplo, em regra utilizado moído, fica muito saboroso grelhado.Isso é possível porque a carne deles realmente é superior. O boi inteiro é perfeito, não só a picanha”, explica Gabriel Valadão, responsável pelo restaurante de Belo Horizonte, contando que o acém na grelha é um dos pratos mais procurados.

Além de restaurante, o Alma Chef oferece cursos na área de gastronomia, funciona como empório e espaço para eventos corporativos. “Hoje, a Beef Passion se destaca por apresentar, realmente, uma carne diferenciada em termos de qualidade de produção, abate, condicionamento, e por seu sabor, maciez e marmorização” , justifica a escolha.

Fonte: Assessora de imprensa ABS Pecplan

◄ Leia outras notícias