Frigoríficos e Abatedouros

FRIMESA: Cooperativa agrega valor à produção e cresce 20%

A Frimesa apresentou os resultados de 2014, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), com 2,04 bilhões em vendas, 20% acima do ano anterior.


Publicado em: 24/02/2015 às 13:10hs

FRIMESA: Cooperativa agrega valor à produção e cresce 20%

A AGO, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20/02), elegeu ainda os Conselhos de Administração e Fiscal para o próximo mandato. "Esse foi, em 37 anos, o melhor desempenho da história da Frimesa”, analisa o Diretor-Presidente da Frimesa, Valter Vanzella, eleito para mais quatro anos de mandato. Os números estão embasados em um crescimento de 22%, passando de R$ 1.66 para R$ 2.04 bilhões em faturamento. Já o volume de produção cresceu 12%, e chegou a 323,9 mil toneladas de produtos distribuídos em praticamente todo o território brasileiro.

Exportações - As exportações representaram apenas 9% de todo o volume produzido. O bom desempenho está apoiado também na elevação de 9,2% na produção de carnes, totalizando 1.549.021 cabeças de suínos industrializados durante o ano. No segmento de lácteos, a recepção de leite diária de atingiu uma média de 708.207 litros de leite, 17,4% a mais. “Até mesmo as dificuldades, crises e dúvidas que assolaram o país, praticamente o ano todo, não foram fortes o suficiente para desestabilizar o setor agropecuário”.

União - Vanzella destaca ainda que para obter esse crescimento foi primordial a união entre a Central e cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato que congregam 5.691 produtores de leite e suínos que confiaram sua produção ao sistema. A Central encerra o ano com um quadro de 6.118 colaboradores.

Eleição – Após a prestação de contas, a assembleia elegeu a diretoria para o próximo mandato, reconduzindo Valter Vanzella ao cargo de diretor presidente e Elias José Zydek ao cargo de diretor executivo. A AGO elegeu ainda o Conselho de Administração, formado pelos presidentes das cooperativas filiadas: Ricardo Sílvio Chapla (Copagril), Irineo da Costa Rodrigues (Lar), Alfredo Lang (C.Vale), Valter Pitol (Copacol) e Ilmo Welter (Primato), eleitos para um mandato de quatro anos. Também foram empossados, como membros vogais do Conselho de Administração, Valter Vanzella (Copagril), Lauro Soethe (Lar), Darcy Ioris (C.Vale), James Fernando de Morais (Copacol) e Elton Alceu Endler (Primato). Para a função de conselheiros ficais para exercício de 2014 a AGO elegeu Edio Rodrigo Welter (Lar), Cezar Luiz Dudone (Primato), José Alves dos Santos e José Antonio Tondo (C.Vale), Jair Irineu Felipe (Copacol) e João Wochner (Copagril).

Desempenho -Os números do balanço da Frimesa mostram ainda que, mesmo diante dos altos custos de produção do suíno, os suinocultores integrados mais uma vez tiveram garantia de uma política de repasse de preços acima da média do mercado, o que permite sustentação aos produtores. Os suínos industrializados em 2014 vieram, exclusivamente, dos 906 produtores integrados às cooperativas filiadas.

Transformação -No ano passado, 58,03% do volume foi transformado em presuntos, linguiças e mortadelas, entre outros embutidos. Os cortes responderam por 24,82%, enquanto a exportação e os subprodutos, 9,76% e 7,39% respectivamente. A produção chegou à 203,6 mil ton., um aumento de 7,83%, se comparado às 188,8 mil toneladas de 2013.

Lácteos - A principal estratégia da Central em 2014 foi agregar valor à produção de lácteos. As unidades industriais de leite foram responsáveis por um recebimento diário de 708,2 mil litros de leite, transformados em 120,3 toneladas de produtos, um crescimento de 19,9% em relação à 2013. O perfil de industrialização foi determinante na manutenção do campo. Em 2014 a Frimesa totalizou um quadro de 4.785 produtores de leite, 26,4% superior aos 3.783 produtores do ano anterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa Frimesa

◄ Leia outras notícias