Publicado em: 11/08/2014 às 11:10hs
Mas não em relação ao mesmo mês de 2012. Como o preço médio alcançado foi, nominalmente, 2,36% inferior, o valor real recebido pelo produto - considerada a inflação acumulada nos últimos 24 meses – é cerca de 13% menor que o de dois anos atrás.
Como indica o gráfico abaixo, entre 10 e 31 de julho deste ano o comportamento do frango abatido não foi muito diferente do observado no mesmo período dos dois exercícios anteriores. Mas enquanto em 2012 a reação do mercado ocorreu antes do encerramento de julho e a valorização subsequente foi rápida (quase 22% em apenas 11 dias), neste ano a reversão de preços começou após 4 de agosto e, ainda assim, de forma muito tímida – daí os preços atuais inferiores aos de agosto de 2012.
Com o início do segundo decêndio do mês, fica difícil contar com um mercado mais dinâmico, exceto pelas reposições de mercadoria que ocorrerão neste começo de semana. Assim, a perspectiva mais imediata é de estabilidade dos preços.
Porém, nada impede a repetição do comportamento observado em agosto do ano passado, ocasião em que o processo de valorização do frango abatido não se esgotou na primeira metade do mês, estendendo-se por todo o terceiro decêndio.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias