Frigoríficos e Abatedouros

Brasil perde espaço nas importações de carne de frango da Arábia Saudita

Embora permaneça como seu principal fornecedor – no primeiro semestre de 2019 praticamente três quartos do volume adquirido externamente – o Brasil vem perdendo espaço nas importações de carne de frango da Arábia Saudita. E quem ocupa o terreno é a Ucrânia


Publicado em: 26/09/2019 às 11:50hs

Brasil perde espaço nas importações de carne de frango da Arábia Saudita

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) mostram que nos seis primeiros meses de 2019 os sauditas importaram mais de 325 mil toneladas de carne de frango, quase 6% acima (perto de 18 mil toneladas adicionais) do importado em idêntico período de 2018. No entanto, o volume adquirido no Brasil aumentou menos de 1%, fazendo com que a participação brasileira recuasse quase 5% - de 78% para 74,24%.

Vários países – mas principalmente a Ucrânia – compensaram essa perda. Assim, enquanto o volume adicional exportado pelo Brasil aumentou 1.776 toneladas, o da Ucrânia registrou incremento de 31.202 toneladas, vindo a seguir a Rússia – sim, a Rússia! - com quase 7 mil toneladas a mais.

Nesse processo, com perdas bem maiores que as do Brasil – que, pelo menos, manteve o volume exportado – estão a França e os EUA. Estes viram suas importações reduzidas a, praticamente, zero. E os franceses exportaram um terço a menos que em 2018, o que fez sua participação nas importações árabes reduzir-se de 16,81% para 10,56% - uma queda de 37%.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias
/* */ --