Frigoríficos e Abatedouros

Abate inspecionado de frangos em 2018 por Unidade Federativa, segundo o IBGE

Abaixo, a partir dos dados finais do IBGE relativos a 2018, a tabela elaborada pelo AviSite mostrando a produção inspecionada de frangos (cabeças abatidas e peso de carne correspondente) nas Unidades Federativas (UFs) brasileiras


Publicado em: 27/03/2019 às 16:20hs

Abate inspecionado de frangos em 2018 por Unidade Federativa, segundo o IBGE

Na elaboração dessa relação só foi possível individualizar os dados de 18 UFs, já que em seis delas (Acre, Amazonas, Tocantins, Paraíba, Alagoas e Distrito Federal) os dados levantados não foram divulgados porque essas UFs têm menos de três estabelecimentos inspecionados. A observar, ainda, que em Roraima e Rio Grande do Norte não há qualquer tipo de inspeção no abate de frangos. Nas tabelas divulgadas pelo IBGE não há menção ao Amapá.

Destaca-se, na tabela, a presença hegemônica e aparentemente inalcançável do Paraná. Ou seja: em 2018 os três estados do Sul responderam por mais de 58% da carne de frango inspecionada produzida no Brasil. Mas o Paraná, isoladamente, superou a produção conjunta dos outros dois estados sulinos.

A partir do número de cabeças abatidas e do peso de carne dela decorrente, o AviSite calculou o peso médio por cabeça em cada uma das 18 UFs individualizadas. A média nacional (sem levar em conta, por ora, a participação de cada uma dessas Ufs na produção total) foi de 2,391 kg por cabeça, rendimento 1,43% superior ao registrado em 2017. No grupo, apenas sete UFs registraram peso inferior à média nacional. O recorde, por sua vez, ocorreu no estado do Pará, onde a média por cabeça foi de 2,789 kg.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias