Frigoríficos e Abatedouros

Abate de frangos em 2012: quem aumentou e quem reduziu

Em 2012 o abate inspecionado de frangos sofreu redução próxima de 1%, desempenho que se tornou negativo apenas porque houve forte retração da atividade no último mês do ano


Publicado em: 03/04/2013 às 10:30hs

Abate de frangos em 2012: quem aumentou e quem reduziu

Ou seja: não fosse a desaceleração dos abates em dezembro, o ano teria sido encerrado com expansão não só no volume de carne produzida, mas também na quantidade de cabeças abatidas.

Porém, compilação feita pelo próprio IBGE, responsável pelos levantamentos, mostra que, sob esse aspecto, o comportamento das principais Unidades Federativas brasileiras produtoras de carne de frango foi bastante heterogêneo. A ponto de a redução ocorrida em determinadas UFs ter sido totalmente neutralizada pelo crescimento em outras.

Assim, por exemplo, o recuo anual de pouco mais de 6% registrado em Santa Catarina (correspondente a cerca de 60 milhões de cabeças a menos) foi mais do que neutralizado pelo aumento de quase 5% no Paraná, onde o incremento correspondeu a um adicional superior a 66 milhões de cabeças.

A redução mais visível, no entanto, é a de São Paulo, cujos abates recuaram pouco mais de 10%, redundando em uma queda que ultrapassou os 78 milhões de cabeças. Pois considerada a queda conjunta de São Paulo e Santa Catarina (pouco mais de 137 milhões de cabeças a menos, no total), constata-se que essa redução corresponde aos aumentos, somados, de Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia, ou seja, 137 milhões de cabeças a mais.

Vale observar, ainda, que a redução observada no Rio Grande do Sul deve-se, mais provavelmente, aos problemas enfrentados no ano pela Frangosul. Tanto que, no quarto trimestre do ano (quando a empresa já havia sido assumida pela JBS) os abates locais aumentaram 12%.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias