Biológicos e Bioinsumos

Uso de atrativo alimentar contra mariposas mais que dobra no Brasil e ajuda a reduzir ataques de lagartas nas lavouras

Tecnologia Chamariz®, da AgBiTech, já cobre mais de 350 mil hectares e mostra alta eficácia no controle de lepidópteros em cultivos como soja, milho e algodão


Publicado em: 04/08/2025 às 07:30hs

Uso de atrativo alimentar contra mariposas mais que dobra no Brasil e ajuda a reduzir ataques de lagartas nas lavouras
Foto: Mariposa sendo atraída pelo Chamariz. Foto: AgBiTech
Crescimento expressivo da adesão ao Chamariz®

A utilização do atrativo alimentar Chamariz®, desenvolvido pela AgBiTech Brasil, mais que dobrou na safra 2024/25, atingindo uma área superior a 350 mil hectares. Segundo a empresa, a expectativa é manter esse ritmo acelerado de crescimento na temporada 2025/26, diante do aumento crítico da presença de lepidópteros nas lavouras do país.

De acordo com o diretor de marketing da AgBiTech, Pedro Marcellino, o crescimento é impulsionado pela busca dos produtores por novas soluções para o controle eficaz das lagartas. O produto atua de forma comportamental, eliminando mariposas que são precursoras das principais pragas dos cultivos brasileiros.

Como funciona a tecnologia "atrai e mata"

Chamariz® é baseado no conceito “atrai e mata”, desenvolvido originalmente na Austrália, e vem ganhando força no Brasil devido às condições climáticas favoráveis à proliferação de mariposas. O produto atrai os insetos adultos e os elimina antes que possam se reproduzir, ajudando a quebrar o ciclo biológico das lagartas.

O produto apresenta amplo espectro de controle, atuando sobre espécies como:

  • Helicoverpa spp
  • Spodopteras (complexo)
  • Chrysodeixis includens
  • Rachiplusia nu

“É uma ferramenta que contribui diretamente para o aumento da produtividade e da rentabilidade das lavouras”, reforça Marcellino.

Alternativa diante da resistência a biotecnologias e inseticidas

Com a perda de eficácia de biotecnologias e o aumento da resistência das lagartas a inseticidas, os produtores passaram a buscar ferramentas complementares para proteger suas plantações. Chamariz® tem se mostrado uma solução eficaz nesse novo cenário, sendo percebido como uma estratégia inteligente por atuar diretamente sobre as mariposas — a forma adulta das lagartas.

“O agricultor entendeu que, ao controlar as pragas ainda na fase adulta, consegue reduzir drasticamente os impactos nas lavouras”, explica o executivo.

Resultados de campo reforçam a eficácia da solução

Segundo Daniel Caixeta, pesquisador da AgBiTech e responsável pelo desenvolvimento do produto no Brasil, Chamariz® é uma tecnologia disruptiva e promissora, especialmente para cultivos como algodão, soja e milho.

Um dos destaques dos estudos de campo foi a captura de mais de 20 mil mariposas por hectare em áreas de soja — sendo aproximadamente 10 mil fêmeas. Considerando que uma mariposa pode colocar até 1.500 ovos, a tecnologia tem potencial de evitar o surgimento de até 15 milhões de lagartas por hectare.

Redução expressiva de lagartas e danos às lavouras

As aplicações seriadas de Chamariz® demonstraram uma redução de 87% na incidência de lagartas em algodão e queda de 70% nos danos às estruturas reprodutivas da planta, quando comparadas a áreas não tratadas.

Hoje, armadilhas com Chamariz® estão presentes em todas as principais regiões agrícolas do Brasil, especialmente onde há forte pressão de pragas. “Se houver mariposas na área, Chamariz® as tira do céu”, conclui Caixeta.

A rápida adesão e os resultados sólidos no campo reforçam a importância do Chamariz® como uma ferramenta estratégica no manejo integrado de pragas, garantindo mais proteção e eficiência para o produtor rural brasileiro.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias