Publicado em: 11/07/2025 às 07:00hs
A Nitro, empresa brasileira especializada em insumos agrícolas para nutrição e soluções biológicas, inaugurou sua nova fábrica de bioinsumos à base de bactérias, batizada de Bacplant. Instalada em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, a unidade já está em operação e multiplica por dez a capacidade produtiva da empresa nesse segmento.
A nova planta foi desenvolvida com foco no manejo sustentável de lavouras, especialmente no controle de nematoides e doenças foliares, oferecendo aos produtores alternativas eficazes e de produção nacional.
A inauguração acontece em um momento estratégico para o setor. O mercado de produtos biológicos no Brasil cresce a um ritmo de 28% ao ano, segundo a pesquisa Kynetec FarmTrak. Hoje, o País já possui cerca de 133 milhões de hectares com potencial para uso de soluções biológicas — sendo 24,5 milhões com bionematicidas e 11,5 milhões com biofungicidas.
Com a nova planta, a Nitro apresenta ao mercado o Égide Max, um biofungicida foliar formulado com cepas de Bacillus de alta performance. O produto foi testado com sucesso durante a safra 2023/24, apresentando eficácia contra doenças foliares de difícil controle.
Desenvolvido para se adaptar a diferentes regiões produtoras do Brasil, o Égide Max marca uma nova etapa na expansão do portfólio da empresa e reforça sua presença no mercado de biológicos, impulsionado pela busca por alternativas ao controle químico tradicional.
“A Bacplant nasce com o propósito de oferecer soluções baseadas em biotecnologia, com respaldo técnico e fabricação nacional, atendendo à necessidade dos produtores por eficiência, sustentabilidade e adaptação às realidades do campo”, afirma Tiago Mota, agrônomo e diretor comercial de agro da Nitro.
Com um investimento aproximado de R$ 50 milhões, a nova fábrica integra o plano anual de aportes industriais da Nitro, que prevê R$ 130 milhões somente para o setor agro. A Bacplant complementa o parque fabril da empresa, que já conta com unidades dedicadas à produção de biofertilizantes e biodefensivos à base de fungos.
Além da estrutura física, um dos diferenciais da Bacplant está na capacidade interna de desenvolvimento tecnológico. Com equipe própria de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a Nitro poderá lançar produtos exclusivos, com diferentes mecanismos de ação e adaptados a diversas culturas e tipos de solo.
A produção nacional de bioinsumos também ajuda a reduzir a dependência de importações e facilita o acesso dos agricultores às novas tecnologias. Atualmente, apenas 7% dos produtores brasileiros utilizam biofungicidas, o que evidencia o amplo potencial de crescimento do segmento.
A expectativa da Nitro é que a Bacplant sustente um crescimento de até 30% ao ano no setor de biológicos e consolide a confiança do produtor rural em soluções que unem produtividade, saúde do solo e sustentabilidade.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias