Publicado em: 14/03/2022 às 09:40hs
O adubo biológico produzido com Microgeo® é o único que restabelece o microbioma do solo independente da cultura e do manejo. Isto é, ele repõe a biodiversidade de microrganismos no sistema agrícola. Sendo assim, cada microrganismo desempenhará sua função promovendo resultados multifuncionais na lavoura, tais como: bioestruturação física do solo, saúde ecológica do solo e da planta, maior eficiência nutricional e consequentemente, maior produtividade.
Um experimento realizado pelo Grupo Floss, por exemplo, avaliou o efeito residual do fósforo na presença e ausência da Biotecnologia Microgeo® na cultura da soja. A safra 2019/20 constou de 4 doses de fósforo (0, 60, 120 e 180 kg/ha de MAP). Enquanto a safra 2020/21, a dose de fósforo aplicada foi única (200 kg/ha de MAP), variando apenas a presença do Adubo Biológico.
O resultado de produtividade da soja da safra 2019/20, descrito na Tabela 1, demonstraram ganho médio de 2 sc/ha a mais na presença da Biotecnologia Microgeo®. Destaca-se o maior ganho (4,7 sc/ha) na presença com o Adubo Biológico comparado ao padrão (ausência do insumo biológico) na dose reduzida de fósforo (60 kg/ha de MAP). Efeito da maior eficiência do fertilizante promovido pelo microbioma do solo, restabelecido por meio do Adubo Biológico, o que confere aumento em lucratividade agrícola. Vale ressaltar que a safra sofreu períodos de déficit hídrico.
Tabela 1. Produtividade (sc/ha) de soja em diferentes doses de fósforo na presença e ausência do Adubo Biológico, produzido com Microgeo, safra 2019/20.
Na safra 20/21 o Adubo Biológico promoveu a reestruturação física do solo, o qual diminuiu em 20,5% a compactação do solo (densidade) e aumentou 10% na porosidade do solo na camada de 0 a 10 cm. Houve ganho médio de produtividade em 3,9 sc/ha na presença da Biotecnologia Microgeo®.
Tabela 2. Produtividade (sc/ha) de soja na presença e ausência do Adubo Biológico, produzido com Microgeo®, todos os tratamentos receberam 200 kg/ha de MAP, safra 2020/21.
“A agricultura vem passando por importantes transformações e se mostra cada vez mais avançada, já que buscamos conhecer todos os fatores (químico, físico e biológico) que estão relacionados à produção. Com as pesquisas e compartilhamento dos resultados, buscamos levar ao produtor ferramentas para que ele possa utilizar na prática e que seja de melhoria para a sustentabilidade em sua produção”, disse o consultor Luiz Floss.
Por promover benefícios multifuncionais ao sistema solo e planta, a Biotecnologia Microgeo® tem sido considerada como essencial para os produtores que precisam lidar com as incertezas econômicas. “É uma maneira de devolver a diversidade biológica do solo, aumentar a eficiência dos fertilizantes e, com isso, alcançar resultados satisfatórios de produtividade e lucrativdade”, explicou Maria Stefânia D´Andréa-Kühl, da Microgeo.
Fonte: Microgeo
◄ Leia outras notícias