Agrotóxicos e Defensivos

Uso correto dos agrotóxicos garante melhor produção nas lavouras 28/08/2013

Cerca de 40 pessoas entre produtores, empresários do ramo agropecuário e técnicos agrícolas receberam orientações das boas práticas do uso correto dos agrotóxicos nas lavouras, em palestra “Receituário Agronômico”, ministrada na tarde desta quarta-feira, dia 28


Publicado em: 30/08/2013 às 12:30hs

Uso correto dos agrotóxicos garante melhor produção nas lavouras 28/08/2013

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEATO), do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto), em parceria com a Seagro.

Segundo o palestrante e responsável pelo setor de agrotóxico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Carlos Barbosa Lima, o momento é de discussão entre todos os envolvidos neste segmento agropecuário. “A intenção é mostrar a importância do uso correto do agrotóxico, baseado na legislação, sem oferecer risco aos produtores e causar danos à natureza”, explicou.

O engenheiro agrônomo e responsável pela empresa agropecuária Toagro, que esteve presente na palestra, Ricardo Ferreira, as vantagens do uso correto do agrotóxico reflete, automaticamente, em todo processo produtivo. “A utilização eficiente do produto, com emissão do receituário agronômico garante ao produtor indicação exata do uso e, consequentemente uma produção altamente sustentável e com boa produtividade”, informou.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro e presidente da AEATO, Vieira Jucá, o encontro marca o debate das demandas existentes. “Almejamos que todos possam por em prática o uso legal dos agrotóxicos, possibilitando alimentos saudáveis e o bem estar dos produtores e consumidores”, ressaltou.     

Dados

Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), o Tocantins tem alcançado ótimos índices no recolhimento de embalagens de agrotóxicos, como em 2012 quando cresceu 87%, se comparado com 2011. Além disso, o Estado é o primeiro em recolhimento de embalagens na região Norte do País, o quarto entre as regiões Norte e Nordeste, em está em 12º lugar no ranking nacional.   

No Tocantins há exatamente duas centrais regionais de embalagens para recolhimento de agrotóxicos, sendo em Silvanópolis e Pedro Afonso, e quatro postos, Araguaína, Colinas, Lagoa da Confusão e Tocantinópolis. Atualmente existem aproximadamente 87 casas do ramo agropecuário que vedem o produto no mercado tocantinense.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO

◄ Leia outras notícias