Agrotóxicos e Defensivos

Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em municípios do Tocantins

Ação visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região do Bico do Papagaio


Publicado em: 20/06/2014 às 16:20hs

Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em municípios do Tocantins

Entre os dias 24 e 26 de junho, acontecerão ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em três municípios do norte do Tocantins: Buriti (24), Axixá (26) e Araguatins (26). A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Os recebimentos, que ocorrrerão das 8h às 14h, beneficiarão aos pequenos agricultores da região do Bico do Papagaio (TO). Todo material será levado para a central de recebimento de Imperatriz (MA), gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

Para Antonio Carlos Amaral, gerente de Operações do inpEV, o recebimento itinerante, que atualmente é responsável por 10 a 15% do volume total destinado no País, permite a ampliação da capilaridade do Sistema Campo Limpo ao chegar nas regiões mais remotas do Brasil para atender aos pequenos proprietários.

A coordenadora regional de Operações responsável pelo estado, Ana Telma Maia Soares, esclarece que a modalidade é estratégica para atender regiões como a do Bico do Papagaio; que possui um grande número de pequenos agricultores com pouca quantidade de embalagens a serem devolvidas. Ela aproveita para destacar a importância do engajamento dos envolvidos para o sucesso da ação. “Todos os parceiros estão empenhando esforços, a Adapec colocou todos os técnicos da região à disposição da mobilização e divulgação do recebimento. As revendas e o inpEV também estão participando ativamente para que tenhamos sucesso, sem falar nos outros parceiros do poder público dos municípios envolvidos”.

A ação, que tem a parceria do inpEV, da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Aciart e prefeituras municipais, é uma realização das revendas da região do Bico do Papagaio.

Fonte: Concept PR

◄ Leia outras notícias