Agrotóxicos e Defensivos

PROMIP É PRIMEIRA EMPRESA A RECEBER INVESTIMENTO DO FUNDO DE INOVAÇÃO PAULISTA

Selecionada pela gestora SP Ventures, empresa lidera a revolução biológica no manejo integrado de pragas


Publicado em: 08/09/2014 às 07:30hs

PROMIP É PRIMEIRA EMPRESA A RECEBER INVESTIMENTO DO FUNDO DE INOVAÇÃO PAULISTA

A Promip, empresa de biotecnologia agrícola localizada em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, é a primeira empresa investida pelo Fundo de Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista. A Promip é a única empresa brasileira com uma biofábrica para produzir e comercializar ácaros predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando a produtividade agrícola. O fundo está aportando R$ 4 milhões na empresa.

Fundada em 2006 por dois engenheiros agrônomos, a Promip desenvolve inovações que aumentam a produtividade agrícola, trazendo soluções complementares ao uso de agroquímicos e transgênicos. Com o aporte do fundo, a empresa pretende colocar em prática um plano estratégico que tem como objetivos principais a ampliação da capacidade de produção e a aceleração de novos projetos em Pesquisa e Desenvolvimento.

Os produtos biológicos já são alicerces indispensáveis de outros mercados agrícolas globais, como o europeu e americano. Mas nenhuma agricultura tropical de escala mundial, como a brasileira, possui cadeia estruturada de biotecnologia aplicada ao Manejo Integrado de Pragas. É na formação desta cadeia que a Promip vem se firmando como empresa referência do País. A empresa chamou a atenção do Fundo Inovação Paulista por sua inovação e alto potencial de crescimento.

Além da Desenvolve SP, o fundo tem como investidores o Sebrae-SP, FAPESP, FINEP e da Caixa Andina de Fomento (CAF). Para o presidente da Desenvolve SP, investir na vanguarda tecnológica de um segmento tão importante da economia, como o agronegócio, é fundamental. “Este é mais um passo rumo ao nosso objetivo, que é oferecer condições para que os nossos principais centros de pesquisa do Estado se tornem celeiros de empresas de alto valor agregado. Entendemos que a Promip elevará a competitividade do agronegócio nacional, com tecnologia de ponta de São Paulo disseminada para todo o País”, diz Milton Luiz de Melo Santos.

Segundo Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures, gestora do fundo e responsável pela seleção da empresa, a Promip representa um grande caso de empreendedorismo e inovação nacional. “A empresa nasceu dos trabalhos de pesquisa de dois empreendedores excepcionais através de um Centro de Pesquisa de elite e no segmento da economia onde o País mais se destaca pela competitividade. Nossa expectativa é que com os respectivos aportes de capital, gestão e governança, a Promip continue na sua forte trajetória de crescimento. Entendemos que será a principal protagonista brasileira da revolução biológica no agronegócio”, afirma.

“O investimento feito pelo Fundo de Inovação Paulista será fundamental para nos permitir dar um novo salto na operação”, afirma Marcelo Poletti, co-fundador da Promip ao lado de Roberto Konno. “A empresa atua em um segmento que exige inovação permanentemente. Com o apoio do fundo, teremos condições de avançar de modo mais consistente, seja em pesquisa e desenvolvimento, seja em negócios”, diz Konno.

Investimentos futuros

O Fundo de Inovação Paulista faz parte do Programa São Paulo Inova. Seu objetivo é investir em pequenas e médias empresas e startups de base tecnológica, ampliando as ações do Governo de São Paulo no fomento à inovação. O Estado é responsável por mais da metade da produção científica do país, além de contar com grande número de parques tecnológicos e incubadoras.

Ao todo, entre 18 a 22 pequenas empresas, com atuação em áreas como tecnologia da informação (TI), nanotecnologia, fotônica e ciências da vida, e com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, devem ser selecionadas pelo fundo para receber investimento.
NSA

 

Fonte: FirstCom Comunicação

◄ Leia outras notícias