Publicado em: 11/09/2013 às 08:00hs
A DuPont Brasil Produtos Agrícolas informou que o distribuidor Agro Amazônia, de Cuiabá (MT), foi o destaque deste ano entre as empresas brasileiras participantes do Prêmio DuPont Mundo de Respeito 2013. O evento, realizado anualmente pela matriz da companhia nos Estados Unidos, reconhece as melhores iniciativas dos distribuidores de agroquímicos relacionadas à segurança na armazenagem de produtos, boas práticas agrícolas, conservação ambiental e sustentabilidade.
Representada por seu sócio-diretor, Roberto Motta, a Agro Amazônia recebeu nos últimos dias uma homenagem da Liderança Global da DuPont, na solenidade oficial do Prêmio DuPont Mundo de Respeito, nos Estados Unidos. Motta viajou acompanhado do gerente de Stewardship da DuPont Brasil, Maurício Fernandes.
Segundo Fernandes, a Agro Amazônia conquistou o prêmio graças às suas atividades relacionadas ao manejo ambiental e operações seguras envolvendo agroquímicos. Os principais pontos de destaque do caso apresentado pela empresa de Cuiabá na primeira fase da premiação foram a excelente infraestrutura de seus depósitos e a segurança de processos. A comissão julgadora avaliou ainda aspectos como o pleno atendimento da legislação brasileira por parte da Agro Amazônia e as ações que empreende na prestação de serviços ao agricultor, além do notório comprometimento do grupo com a comunidade e com seus colaboradores. O projeto da empresa foi selecionado entre diversas iniciativas do gênero promovidas por distribuidores da América do Sul, América Central, Europa, Ásia e Oriente Médio.
“Foi uma grata notícia para nós, ainda que estivéssemos seguros quanto ao potencial do projeto vencedor”, assinala Fernandes. “De outra maneira, temos de ressaltar que a escolha da Agro Amazônia para representar o Brasil não foi fácil, pois todos os distribuidores do País inscritos na edição 2013 apresentaram projetos de altíssimo nível”, acrescenta o executivo.
Em sua versão local, o Prêmio DuPont Mundo de Respeito âmbito também reconheceu as empresas AgroVerde Agronegócios (Sorriso - MT); América Insumos Agrícolas (Sorriso – MT); Castrolanda (Castro – PR); Cooperativa Agrária Industrial (Guarapuava - PR); Coopercitrus (Bebedouro - SP); Coplacana (Piracicaba - SP); Coplana (Guariba - SP); Integrada Cooperativa (Ibiporã - PR); Mocellin (Sinop - MT).
O projeto DuPont Mundo de Respeito integra a plataforma Segurança e Saúde no Campo, que concentra investimentos da DuPont em segurança e boas práticas agrícolas (leia texto abaixo), cuja implementação já capacitou no Brasil 850 mil agricultores para o uso correto e seguro de produtos fitossanitários e utilização dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – nas lavouras.
Segurança e saúde no campo
A DuPont desenvolve 4 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 850 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.
Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias