Agrotóxicos e Defensivos

Mato Grosso e Paraná recebem Programa Aplique Bem para treinamento de agricultores sobre a correta utilização de defensivos agrícolas

O laboratório itinerante que já percorreu mais de 550 mil Km por todo o Brasil para oferecer aos agricultores treinamentos gratuitos sobre o correto uso de defensivos agrícolas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) começará o mês de novembro nos Estados de Mato Grosso e Paraná


Publicado em: 05/11/2013 às 08:40hs

Mato Grosso e Paraná recebem Programa Aplique Bem para treinamento de agricultores sobre a correta utilização de defensivos agrícolas

O Programa Aplique Bem é uma iniciativa desenvolvida há mais de seis anos por meio da parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico (IAC). Nesta semana, os municípios do Paraná atendidos serão São João (04), Dois Vizinhos (05), Toledo (07) e Marechal Candido Rondon (08). No Mato Grosso, os agricultores dos municípios Campo Verde (05), Primavera do Leste (06 e 07) e Santo Antônio do Leste (08) também receberão o treinamento.

Sobre o Programa Aplique Bem

O objetivo do programa, segundo destaca a Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe, é proporcionar, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana. Além de também contribuir para a redução de custos de produção. Durante o treinamento, os agricultores têm acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPI) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

“O Programa representa uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. Levamos conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia, uso racional dos defensivos, contribuindo para a produção do alimento seguro, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de aumentar a produtividade, proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente. Percebemos que o objetivo do Programa vem sendo alcançado. Hoje, os produtores estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação. Nas revendas também já podemos constatar o aumento na procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas”, comemora Liria.

A iniciativa teve início com um projeto do pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, que se tornou realidade por meio da parceria com a Arysta. “Foi um investimento de uma empresa que acreditou naquilo que era, até então, apenas uma ideia, e tem como diferencial ser uma ligação direta entre o produtor e a pesquisa. Por meio dos instrutores, os resultados mais recentes da pesquisa chegam ao produtor e suas necessidades, levantadas durante os treinamentos, são trazidas aos pesquisadores e viram objeto de pesquisa, ou seja, benefício para os dois lados.

Desde sua criação o Programa Aplique Bem já passou por 21 Estados diferentes e DF, totalizando mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil. Ao todo, são mais de 35 mil produtores orientados gratuitamente.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias