Publicado em: 08/09/2014 às 13:20hs
A IHARA, tradicional fabricante de defensivos agrícolas, levou o Projeto Cultivida para o 4º Saúde em Festa na cidade de Ipuiuna, sul de Minas Gerais, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto. Esta foi a 15ª etapa do projeto desenvolvido pela empresa, que tem o objetivo de conscientizar os agricultores sobre o uso correto desses produtos, além de investir na educação e na capacitação dos agentes locais de saúde.
O evento foi o segundo deste ano e contou com mais de 420 participantes nos três dias de ações, entre agentes de saúde e agricultores com a suas famílias. Na sexta-feira (29), cerca de 80 profissionais de saúde da cidade acompanharam a palestra do médico toxicologista da Unicamp, Angelo Trapé. Os agentes se mostraram muito interessados, pois boa parte da economia de Ipuiuna gira em torno do plantio de batatas, o que faz o uso de defensivos agrícolas ser um tema relevante para os cidadãos do município.
“Foi com muita alegria que recebemos o Cultivida em Ipuiuna. Ele vem ao encontro do papel da política pública na área da saúde, que é também o de levar informações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso acontece por meio da conscientização e orientação à população”, afirma a secretária da saúde de Ipuiuna, Jequiléia Morais de Castro.
Já no sábado (30) e no domingo (31), mais de 300 agricultores com suas famílias participaram do evento no campo de futebol da cidade. Na ocasião, todos receberam materiais instrutivos e puderam acompanhar palestras sobre como utilizar os defensivos agrícolas de forma correta, além de conhecerem a importância do uso dos EPIs. Durante o evento, o médico Angelo Trapé, com ajuda dos profissionais da saúde da cidade, realizou cerca de 150 exames de sangue e entrevistas com agricultores que trabalham aplicando defensivos. O encontro ainda contou com programação cultural, incluindo a peça de teatro e atividades recreativas para as crianças.
O Cultivida teve o apoio da Prefeitura de Ipuiuna, da Secretaria da Saúde do município e, e de parceiros da IHARA na região. “É muito importante para a nossa cidade receber um evento como esse. Ipuiuna vive basicamente da agricultura, essa é a nossa maior fonte de renda e empregos e nós agradecemos a IHARA por trazer para os nossos produtores informações tão necessárias,” declarou o prefeito Elder Cassio. “Esperamos que as condições de trabalho melhorem para os nossos produtores, e com isso eles possam trabalhar com mais tranquilidade e aumentar a produção e os empregos e a renda na cidade”.
Neste ano, o Cultivida já passou por Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Em 2013, o projeto visitou Caxias do Sul (RS), Petrolina (PE), Santarém (PA) e Jaguaré (ES). Em 2012, outros nove municípios - Guaraciaba do Norte (CE), Mossoró e Baraúna (RN), Bezerros (PE), Irecê e Jacobina (BA), São Miguel Arcanjo (SP), Pará de Minas (MG) e Ermo (SC), já tinham recebido o projeto. Até o momento, cerca de 5.700 famílias já foram beneficiadas.
Ainda este ano o evento será realizado em Paty do Alferes (RJ), Lucas do Rio Verde (MT) e em Brasília, em local a ser definido.
Sobre o Cultivida
Lançado em março de 2012, o projeto tem duração inicial de cinco anos e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do país. O Cultivida dá orientações à população rural sobre os perigos e riscos à saúde do trabalhador, atuando em etapas de prevenção de intoxicações.
Por meio de parceria com pesquisadores e médicos especializados, equipes de saúde pública de municípios de vários Estados do Brasil também recebem treinamento com a intenção de auxiliar esses profissionais para a elaboração de um diagnóstico correto e de um tratamento preciso nos casos de intoxicação por agroquímicos.
Fonte: Linhas Comunicação
◄ Leia outras notícias