Publicado em: 13/02/2014 às 09:30hs
O evento é promoção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e foi lançado oficialmente na tarde da última terça-feira (11/02), no Hotel Dayrrel, na capital mineira.
O ENFISA é um modelo consolidado de debate sobre o tema de controle e fiscalização de agrotóxicos no âmbito federal e estadual, com a participação dos setores da sociedade civil. E tem como objetivo harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agrotóxicos de todos os estados do Brasil.
Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a realização desta edição do Enfisa em Minas representa a importância do estado no contexto da defesa agropecuária no Brasil. “Minas é referência nacional não só nas ações de fiscalização na esfera de agrotóxicos (comércio, uso, monitoramento de resíduos, armazenamento, transporte), bem como nas ações de educação sanitária nesta área”, afirma.
Os assuntos colocados em discussão são escolhidos por meio de sorteio ou sugeridos pelo estado que sedia o encontro. Ao final de cada edição é produzida uma carta que relata os assuntos tratados e as ações sugeridas.
Este ano o tema é "ENFISA 360º", uma alusão ao fato do evento ter percorrido todo o Brasil. A primeira edição foi realizada em 2002, em Minas Gerais. A partir daí, todos os estados da Federação sediaram pelo menos uma etapa (nacional ou regional) do evento que agora volta à sua origem em Minas.
O coordenador do 12º ENFISA e responsável pela área de agrotóxicos do IMA, Rodrigo Carvalho Fernandes, explica que os anseios para esta edição é que seja um divisor de águas visando a melhoria contínua do evento. “Não há local mais indicado para esta edição. Fomos os grandes mentores deste evento, as duas primeiras edições foram realizadas em Minas e o novo ciclo também terá início aqui”, esclarece.
O ENFISA tornou-se possível porque desde o início foi estabelecida uma parceria entre os setores público e privado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os órgãos estaduais de defesa vegetal têm como parceiros, desde a primeira edição: a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV), a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (AENDA), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA).
Fonte: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
◄ Leia outras notícias