Agrotóxicos e Defensivos

Bicho-mineiro-do-café compromete folhas e reduz produtividade dos cafezais

Praga pode causar prejuízos de até 87% na produção


Publicado em: 16/09/2025 às 15:00hs

Bicho-mineiro-do-café compromete folhas e reduz produtividade dos cafezais

O bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella) é uma das principais pragas que ameaça a produtividade dos cafezais brasileiros. Pequena mariposa de coloração clara, sua presença pode comprometer até 87% da produção, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O problema ocorre ao longo do ciclo reprodutivo do inseto. A mariposa deposita ovos nas folhas do cafeeiro, principalmente nas mais altas. Quando as lagartas eclodem, elas perfuram o tecido foliar, consumindo nutrientes essenciais e enfraquecendo a planta.

Impactos no cafeeiro e na fotossíntese

Segundo Luiz Henrique Marcandalli, Head de Marketing da Rainbow Agro, “ao se instalar no interior da folha, a praga cria pequenas galerias que tornam o tecido quebradiço e reduzem a capacidade de fotossíntese. A planta perde nutrientes essenciais e produz menos grãos de café. A desfolha pode atingir até 75% nas áreas atacadas”.

Soluções para o controle do bicho-mineiro

Para auxiliar os produtores no combate à praga, a Rainbow Agro desenvolveu o inseticida Aceway, que combina modos de ação sistêmico e de efeito rápido, atacando tanto pragas já existentes quanto prevenindo novas infestações.

Marcandalli explica que o produto, desenvolvido à base de acetamiprido e bifentrina, permite que o cafeicultor proteja o cafezal e mantenha a produtividade ao longo da safra. “Aceway fortalece nosso portfólio, oferecendo soluções eficazes e convenientes para o agricultor”, afirma.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias