Agrotóxicos e Defensivos

Argentina amplia lista de defensivos para minor crops

Com extensão do uso de produtos já registrados para o controle de pragas


Publicado em: 10/12/2018 às 13:20hs

Argentina amplia lista de defensivos para minor crops

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) da Argentina ampliou a lista de agroquímicos voltados para as ‘minor crops’. A Resolução 829/2018 estabelece a extensão do uso de produtos já registrados para o controle de pragas nessas culturas de menor interesse econômico, tais como frutas e hortaliças.

O objetivo dessa ampliação, explica o órgão do governo argentino, é reduzir os problemas enfrentados pelos produtores, que acabam não encontrando facilmente produtos fitossanitários autorizados e acabam recorrendo a agroquímicos destinados a outras culturas ou mesmo ilegais. A Resolução 829/2018 do Senasa lista quais produtos são atualmente usados nas principais culturas e podem ser aplicados nas minor crops.

A legislação, assinada pelo presidente do Senasa, Ricardo Negri, e publicado no Diário Oficial no mês de Novembro, estabelece também os procedimentos que uma empresa deve realizar para solicitar a extensão da bula do agroquímico já registrado no país. Outro objetivo da lista é estabelecer os LMR – os Limites Máximos de Resíduos para esses pesticidas nas minor crops.

Entre essas culturas menores estão frutas cítricas, pomáceas, frutas de caroço, frutas vermelhas e outras frutas pequenas, frutas subtropicais variadas, legumes, crucíferas, frutos de hortícolas, cucurbitáceas, raízes, flores, cereais e pseudocereais (sementes com amido que não pertencem a classe dos cereais e não contém glúten, como o amaranto e a quinoa), nozes, frutos secos, oleaginosas, ervas aromáticas e chás.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias