Publicado em: 06/07/2021 às 13:20hs
Ele começou a ser comercializado em 1970 pela Monsanto, e se popularizou pela ampla variedade de ervas daninhas que combate, aliado ao seu custo baixo, o que viabilizou economicamente a agricultura em diversos países. Atualmente é um dos herbicidas mais utilizados no mundo e sua representatividade é ainda maior nas culturas de soja e milho.
Em 2021, o maior custo de produção e as dificuldades no setor logístico a nível mundial afetou o preço dos insumos, dentre eles o Glifosato. Quando comparado a média dos preços praticados em 2020, em maio de 2021, o preço do Glifosato apresentou um aumento de 100,6%. O que impacta diretamente no custo de produção do agricultor brasileiro.
Isto ocorre não apenas pelo maior preço das matérias-primas para a síntese do produto, mas também pelo acúmulo de cargas nos portos que geraram atrasos logísticos, muito relacionados com maiores focos de contaminação pela COVID-19 nos navios. Este acúmulo de cargas refletiu na falta de contêineres no mercado internacional, elevando o preço do frete e em consequência o custo do fornecedor.
Além do preço elevado, as importações do herbicida foram 31% menores em 2021 quando comparado a 2020.
Fonte: Equipe Global Crop Protection
◄ Leia outras notícias