Adubos e Fertilizantes

Yara começa operar novo complexo de fertilizantes

A nova unidade permite a fabricação de produtos de alta performance


Publicado em: 25/03/2021 às 15:00hs

Yara começa operar novo complexo de fertilizantes

A multinacional Yara Fertilizantes começa a operar a nova unidade de granulação, que é parte importante na cadeia de produção de fertilizantes. A operação é parte do projeto de expansão do Complexo de Rio Grande (RS), anunciado pela empresa em 2019. As obras avançam no local que tem a expectativa de se transformar no maior e mais moderno complexo de produção e mistura de fertilizantes da América Latina. 

O próximo passo será o término das obras da unidade de acidulação, o que deve ocorrer no final do primeiro semestre, momento em que a empresa dobrará sua capacidade de produção e terá a possibilidade de diminuir a importação de superfosfato simples (SSP), reduzir custos na produção dos fertilizantes e trazer muitos benefícios ao produtor.

"A nova unidade de granulação trará ganhos para toda a agricultura porque, além de permitir a fabricação de produtos de alta performance que estão sendo cada vez mais utilizados pelos agricultores, também permitirá maior velocidade de produção, melhorias nos processos ambientais e diminuição de importação de matéria-prima", diz Lucas Elizalde, diretor de Operações da Yara para a Região Sul.

As obras em Rio Grande têm aportes de R$ 2 bilhões e deverão ser concluídas ainda neste ano. A capacidade será ampliada e o volume de granulação de fertilizantes passa de 750 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas por ano. A unidade aumentará, ainda, a capacidade de mistura e ensaque de fertilizante de 1,5 milhão de toneladas para 2,2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. O objetivo é atender o mercado nos próximos 25 anos, contemplando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte do Paraguai. 

Ele consiste em duas fábricas para produção de fosfatados e NPK, uma planta de acidulação, uma planta de granulação e uma unidade industrial misturadora de fertilizantes. Píer próprio e ligação com o modal ferroviário para carga e descarga de matérias-primas e o transporte de produtos são outros diferenciais da unidade.

Para atender a demanda de maior movimento da safra serão abertas as contratações temporárias de 224 profissionais para o Rio Grande do Sul: 165 são para Rio Grande, 16 para Cruz Alta e 43 para Porto Alegre. As vagas são para Auxiliar de Operações, Operador de Movimentação II (máquinas), Assistente de Expedição, Eletroinstumentista, Mecânico e lubrificador. As pessoas que se interessarem pelas vagas, precisam ter ensino médio completo e, para os cargos relacionados à manutenção, é necessário curso técnico na área desejada. Interessados (as) podem enviar currículo para rh.yara@yara.com com o nome do cargo descrito no assunto do e-mail.