Adubos e Fertilizantes

Insumos: Relação de troca volta a melhorar para a safra 21/22

Para quem ainda não realizou as aquisições desses insumos para a próxima safra, essa pode ser uma boa janela de fixação diante dos riscos à frente


Publicado em: 17/05/2021 às 18:20hs

Insumos: Relação de troca volta a melhorar para a safra 21/22

Após os fertilizantes atingirem cotações recordes e levarem a relação de troca projetada para a safra 21/22  para os piores patamares dos últimos anos , a recente alta das cotações futuras das principais commodities agrícolas voltaram a contribuir para a melhora do poder de compra do produtor. Para quem ainda não realizou as aquisições desses insumos para a próxima safra, essa pode ser uma boa janela de fixação diante dos riscos à frente. 

De acordo com a análise da consultoria Agro Itaú, o balanço de oferta e demanda apertado para a maioria dos macronutrientes sugere que há pouco espaço para os preços internacionais recuarem fortemente. Além disso, no curto prazo o leilão Indiano para o abastecimento da safra Kharif atrelado ao aumento das compras no hemisfério do sul em preparo para a safra 21/22 pode puxar os cotações nos portos brasileiros.

Logística

Diante do crescimento do volume importado de fertilizantes e do estímulo ao aumento de área plantada no Brasil face às boas margens da maioria das commodities agrícolas, a nossa expectativa é que o volume entregue de fertilizantes aos produtores deverá crescer entre 6% e 7% em 2021. O reflexo disso é que a fluidez logística deverá ser perfeita para evitar atrasos nas entregas de tais produtos.

Nesse sentido, é importante ter no radar que, além de possivelmente observarmos fretes mais altos para os fertilizantes, qualquer evento de ruptura momentânea do fluxo de transporte poderá colocar em risco a disponibilidade do produto no momento previamente esperado pelo produtor.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias